Formas de Ingresso

Abertas inscrições para a comissão complementar à autodeclaração étnico-racial

Prazo se encerra no dia 4, e podem se candidatar servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes

Movimento de alunos no CAD II, no campus Pampulha
Movimento de alunos no CAD II, no campus Pampulha Foca Lisboa | UFMG

Será encerrado no próximo domingo, dia 4 de abril, às 23h59, o prazo de inscrições de candidatos a membros da Comissão Complementar à Autodeclaração Étnico-racial nos Processos Seletivos da UFMG. A comissão executa o procedimento de heteroidentificação de candidatos negros (pretos ou pardos) e a avaliação de documentos de candidatos indígenas.

De acordo com o Edital 507/2021, podem se candidatar servidores docentes e técnico-administrativos em exercício efetivo e estudantes regularmente matriculados na graduação ou na pós-graduação. A chamada pública foi lançada pela Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão (CPAAI/UFMG), vinculada ao Gabinete da Reitora. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário próprio.

Todos os inscritos que atenderem aos critérios preestabelecidos serão designados para compor a Comissão Complementar à Autodeclaração e convocados para atuar nas bancas de heteroidentificação. A composição dessas bancas deverá ser diversa em gênero, cor e raça.

O presidente da CPAAI, Rodrigo Ednilson de Jesus, destaca a importância da participação da comunidade. “É uma forma de diversificar cada vez mais a composição das bancas, reforçar a política de ações afirmativas da UFMG e propiciar o entendimento do processo de heteroidentificação a um público mais amplo”, afirma.

Os servidores e estudantes escolhidos para a Comissão Complementar deverão participar de oficina de treinamento sobre os procedimentos. O resultado da seleção será divulgado no dia 5 de abril, e o treinamento será feito no dia 6.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail cpaai@gabinete.ufmg.br.