Ensino

Estudantes podem indicar docentes que se destacam no ensino da graduação até 31 de julho

'Docência: sucessos do ofício' vai homenagear professores durante a Semana do Conhecimento da UFMG

'Docência: sucessos do ofício' é uma ação da Prograd com o objetivo de valorizar a docência e o protagonismo estudantil Foto: Prograd | UFMG

Até 31 de julho, a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) recebe indicações de estudantes para o evento Docência: Sucessos do Ofício 2024. O objetivo é valorizar as práticas docentes exitosas no ensino de graduação da UFMG. As submissões devem ser encaminhadas por meio de formulário eletrônico.

A indicação é feita por meio do relato sobre um professor que tenha contribuído significativamente para a formação acadêmico-profissional e pessoal durante o curso na Universidade. O texto deve ser escrito por pelo menos três estudantes que compartilhem a mesma percepção sobre o envolvimento do docente em seu sucesso acadêmico. Cada grupo de estudantes deve submeter apenas um texto, no qual indicarão um professor a ser homenageado. Uma comissão composta de servidores e estudantes da UFMG selecionará até oito relatos, com base nos elementos que constam no formulário de inscrição.

A cerimônia de homenagem aos docentes escolhidos a partir dos relatos ocorrerá durante a Semana do Conhecimento da UFMG. O local do evento ainda será definido.

Experiências marcantes
Docência: sucessos do ofício é uma ação coordenada pela Prograd que integra dois eixos importantes do ensino de graduação: a valorização da docência e o protagonismo estudantil. Assim, convidamos nossos estudantes de graduação a compartilhar relatos de experiências marcantes durante seu processo formativo, na expectativa de que tais relatos inspirem o aprimoramento das práticas pedagógicas dos professores da UFMG”, demarca Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação.

A denominação Docência: sucessos do ofício foi dada inicialmente aos eventos de abertura dos Percursos formativos em docência do ensino superior do GIZ, com palestras de professores que fazem ou fizeram parte da história da Universidade e que foram convidados a discorrer sobre suas práticas docentes. Com início em 2010, a ação já passou por várias atualizações e, desde 2019, conta com a participação dos estudantes na escolha de professores que se destacam nas atividades de ensino.