Institucional

Abertas inscrições para novos membros da comissão de heteroidentificação

Prazo termina, na sexta, 11 de fevereiro, e podem se candidatar estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos

Composição das bancas de heteroidentificação deverá ser diversa em gênero, cor e raça
Composição das bancas de heteroidentificação deve ser diversa em gênero, cor e raça Lucas Braga | UFMG

Até sexta-feira, 11 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para candidatos a membros da Comissão Complementar à Autodeclaração Étnico-racial nos Processos Seletivos da UFMG. Seus integrantes são responsáveis por realizar o procedimento de heteroidentificação de candidatos negros (pretos ou pardos) e a avaliação de documentos de candidatos indígenas.

Podem se candidatar servidores docentes e técnico-administrativos em exercício efetivo e estudantes regularmente matriculados na graduação ou na pós-graduação. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line.  

Segundo o presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão da UFMG, professor Rodrigo Ednilson de Jesus, a composição dessas bancas deverá ser diversa em gênero, cor e raça. “Trabalhamos para diversificar cada vez mais a composição das bancas, reforçar a política de ações afirmativas da UFMG e propiciar o entendimento do processo de heteroidentificação a um público mais amplo”, afirma.   

Todos os inscritos que atenderem aos critérios estabelecidos serão designados para compor a Comissão Complementar à Autodeclaração e serão convocados para atuar nas bancas ao longo do ano de 2022. Esse prazo poderá ser prorrogado, conforme interesse da UFMG.

Os servidores e estudantes escolhidos para a Comissão Complementar deverão participar de oficina de treinamento. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail cpaai@gabinete.ufmg.br.

Saiba mais sobre as bancas neste vídeo produzido pela TV UFMG.