Ensino

Adolescentes vivenciam experiência no mercado de trabalho por meio do Programa Ação Jovem

A UFMG é parceira do projeto da Cruz Vermelha desde 1974 e recebe 200 jovens pelos campi todos os anos

A UFMG oferece a adolescentes a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho, por meio do programa Ação Jovem, da Cruz Vermelha Brasileira. São cerca de 200 jovens por ano, que vivenciam a primeira experiência profissional nos campi da Universidade.

O projeto socioeducativo inclui um Curso de Capacitação para os participantes. Após esse processo, eles podem ser encaminhados para trabalho em empresas e instituições parceiras do programa, como a UFMG, cujo vínculo existe desde 1974.

O trabalho dos adolescentes é acompanhado pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, da Pró-Reitoria de Recursos Humanos. Podem participar do programa Ação Jovem adolescentes entre 15 e 16 anos e meio, que estejam cursando o Ensino Fundamental a partir do 9º ano. A iniciativa não está com inscrições abertas no momento.

Conheça um pouco mais sobre o programa e alguns adolescentes beneficiados no vídeo produzido pela TV UFMG.

Entrevistados: Daniela Leonel (assistente Social do Departamento de Recursos Humanos da UFMG), Robert de Almeida e Gabriela Soares (trabalhadores adolescentes UFMG/Cruz Vermelha Brasileira)
Produção: Gabriel José
Reportagem: Gabriel José e Tayrine Vaz
Imagens: Gabriel Santana
Edição de imagens: Aline Garcia