Pesquisa e Inovação

Alunas do Coltec e do Cotemig criam aplicativo para proteção de mulheres e LGBTs

Equipe é uma das finalistas do Technovation Challenge, uma competição internacional para jovens garotas com propósito de solucionar um problema social por meio da tecnologia

App indica lugares seguros para mulheres e pessoas LGBT
App indica lugares seguros para mulheres e pessoas LGBT Foto: Marcos Santos / USP Imagens / CC BY-NC 2.0

Quando falamos em violência relacionada a questões de gênero ou orientação sexual, a realidade do Brasil apresenta números alarmantes. O país concentra 40% dos feminicídios da América Latina e, ano após ano, segue liderando os rankings mundiais de assassinatos de pessoas LGBTQIA+. Diante desse cenário, alunas de cursos técnicos do Coltec e do Cotemig desenvolveram um aplicativo que indica lugares seguros para mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIA+. O objetivo é ajudar essas pessoas a se protegerem de situações que gerem insegurança ou desconforto. 

Batizado de Mappid, o aplicativo usa a geolocalização para identificar locais considerados pelos próprios usuários como seguros ou inseguros. Sob orientação da professora Virgínia Mota, do Coltec, o Mappid foi desenvolvido pelas alunas Kethellen Aryenem, Maryanne Cerqueira e Emanuelle Rodrigues, do Coltec, e Julia Carvalho e Maryana Morato, do Cotemig. A equipe é uma das cinco finalistas do Technovation Challenge, uma competição internacional para jovens garotas com propósito de solucionar um problema social com a tecnologia. 

A estudante Kethellen Rocha foi a entrevistada do programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 30. Na entrevista, ela falou sobre o processo de criação do aplicativo, entre outros assuntos relacionados ao Mappid.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

O Mappid ainda não foi lançado nas lojas de aplicativos para smartphones, mas é possível acompanhar as novidades e ter mais informações no perfil do aplicativo no Instagram.

Veja também produção da TV UFMG sobre o aplicativo: