Programa 'Aproxime-se', do Caed, retoma encontros presenciais no polo de Sabará

Em evento neste sábado, 17, serão discutidos jogos e mapas mentais como metodologias ativas de aprendizagem

O Aproxime-se, programa de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG), retoma suas atividades presenciais após dois anos de programação virtual, com o evento Reflexões sobre metodologias ativas na educação básica. Durante a atividade, que ocorrerá no polo de Sabará no próximo sábado, dia 17, será debatida a importância de abordagens dos processos de ensino e aprendizagem que valorizem o protagonismo e a participação dos alunos da educação básica nas práticas educacionais.

A abertura, às 9h, terá participação dos assessores pedagógicos do Caed Ana Carolina Almeida e Ramiro Barboza e da coordenadora do polo de Sabará, Alessandra Lima. A programação prevê apresentação cultural, roda de conversa com o tema Introdução às metodologias ativas nos processos de ensino e aprendizagem e duas oficinas, Ressignificando os processos de ensino e aprendizagem por meio de mapas conceituais e Aprendizagem criativa por meio de jogos.

Discussões abordam metodologias ativas e lúdicas de ensino e aprendizagem
Discussões abordam metodologias ativas e lúdicas de ensino e aprendizagem Lucas Braga | UFMG

Roda de conversa e oficinas
Na roda, serão apresentadas estratégias para o uso de mapas conceituais em práticas educativas capazes de despertar o interesse dos estudantes. Nas oficinas, os inscritos participarão de discussões sobre o potencial educativo dos jogos e deverão propor uma atividade pedagógica lúdica para alunos da educação básica. As atividades serão ministradas pelas assessoras pedagógicas do Caed e por bolsistas do programa.

Esta edição, realizada em parceria com os municípios de Bom Despacho, Campos Gerais, Jaboticatubas, Sabará, Sete Lagoas e Ubá, terá eventos virtuais transmitidos pelo canal do Caed no YouTube. A programação será atualizada no site do Aproxime-se.

Inscrições
As atrações são gratuitas e abertas ao público geral. Para participar das oficinas, que  ocorrerão simultaneamente, com início às 10h30, os interessados deverão optar por uma delas e se inscrever. As inscrições devem ser feitas no sistema de gestão de inscrições do Caed, até 15 de setembro. Cada oficina oferece 25 vagas. Não é necessário se inscrever para acompanhar a roda de conversa.