Pessoas

Auditório da Fale é ‘rebatizado’ em homenagem à professora Graciela Ravetti

Retrato da ex-diretora, que morreu em março do ano passado, também foi inaugurado nesta quinta-feira, 22

Retrato da professora Graciele Ravetti instalado na Faculdade de Letras
Retrato da professora Graciela Ravetti instalado na sala da Congregação da FaleFoto: Assessoria de Comunicação da Fale

O auditório 1007, da Faculdade de Letras, agora se chama Auditório Prof.ª Dr.ª Graciela Inés Ravetti de Gómez, em homenagem à ex-diretora da Faculdade de Letras, que faleceu em março de 2021. A cerimônia de nomeação foi realizada nesta quinta-feira, 22 de setembro, data em que Graciela completaria 72 anos.

A homenagem reuniu a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, a diretora da Faculdade de Letras, Sueli Maria Coelho, o vice-diretor Georg Otte, além de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da Unidade. O filho da homenageada, professor Martin Gómez Ravetti, do ICEx, representou a família na cerimônia, na qual foram destacados aspectos da vida pessoal e acadêmica da professora e sua personalidade altiva, pragmática e altruísta.

A solenidade também marcou a inauguração do quadro a óleo que retrata Graciela Ravetti e passa a integrar a galeria dos diretores da Faculdade de Letras, localizada na sala da Congregação da Unidade.

Sobre a professora
Nascida em Tostado, na província de Santa Fé, Argentina, Graciela Ravetti ingressou na UFMG em 1992. Foi professora titular na área de Estudos Literários da Fale e dirigiu a Unidade por dois mandatos (2014-2018 e 2018-2021). Pesquisadora da Fapemig e coordenadora do curso de pós-graduação em Estudos Literários da UFMG, também atuou como pesquisadora visitante no Queen Mary, University of London. Era mestre e doutora em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-americana) pela Universidade de São Paulo (USP) e licenciada em Letras pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Coordenou projetos internacionais em parceria com instituições da Argentina, do Chile e da Inglaterra. Seus estudos davam ênfase, especialmente, a temas como teoria e crítica da literatura, América Latina e literatura argentina.