Pesquisa e Inovação

Bares de BH abrigam festival de divulgação científica; físico e educadores da Universidade farão palestras

As aplicações da nanotecnologia e a discussão de novos modelos de ensino serão abordadas por professores da UFMG durante o Pint of Science, festival internacional de divulgação científica, que será realizado pela primeira vez em Belo Horizonte em bares, cafés e restaurantes.

Professor Ado Jorio (ICEx)
Professor Ado Jorio (ICEx) Augusto Lacerda

Na quarta-feira, 25, a partir das 19h30, o professor Ado Jorio de Vasconcelos, do Departamento de Física, vai falar sobre Mundo invisível: a nanotecnologia e suas aplicações, na Cafeteria do MM Gerdau, na Praça da Liberdade. No mesmo dia, também às 19h30, a Cantina do Lucas, região central de Belo Horizonte, receberá os professores Luciano Mendes, da Faculdade de Educação, e Tânia Margarida Costa, do Centro Pedagógico. Eles falarão sobre os novos modelos de ensino no debate Cuspe e giz são coisas do passado?.

O Festival
O Pint of Science será realizado de 23 a 25 de maio e integra as comemorações de 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Além da cafeteria do MM Gerdau e da Cantina do Lucas, os bate-papos serão realizados no Itatiaia Rádio Bar, no bairro Sion, sempre das 19h30 às 21h.

A programação, que inclui conversas sobre dengue, doenças modernas, inovação, robôs, big bang, nanotecnologia, está disponível no site do Pint of Science Brasil.

O evento foi idealizado em 2013, na Inglaterra, e, neste ano, ocorre simultaneamente em outros 11 países. No Brasil, único país da América Latina a participar desta edição, os bate-papos estão agendados para Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Dourados (MS), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Carlos (SP) e São Paulo (SP).

A entrada é gratuita, e os participantes pagam somente o que consumirem nos estabelecimentos.

Com Assessoria de Comunicação da Fapemig