Notícias Externas

Belo Horizonte recebe festival internacional de videoarte

A videoarte é uma expressão artística que utiliza vídeos para a promoção de performances relacionadas às artes visuais. A técnica começou a ser aplicada em 1960 e tem como pioneiro o pintor e escultor alemão Wolf Vostell. O conceito rompe com a necessidade de se criar uma história com enredo cinematográfico e estrutura temporal, ao se dedicar à apresentação de sensações que trazem uma ideia por completo, independentemente da qualidade de imagem, do tempo ou dos personagens apresentados.

O uso da videoarte sempre esteve ligado aos movimentos de vanguarda, mesmo agora no século 21, onde se apropria de outros elementos da era digital sem perder a premissa básica de assumir um risco estético.

A partir desta sexta-feira, 25, o Sesc Palladium sedia a quinta edição do Timeline BH: Festival Internacional de Videoarte. Durante o fim de semana, serão exibidos curtas nacionais e internacionais contemporâneos.

O curador e um dos organizadores da mostra, Carlosmagno Rodrigues, falou sobre o evento e a programação, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Luíza Glória.mp3

Produção de Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória