Ensino

Bibliotecas da UFMG começam a agendar empréstimo e devolução de livros

Usuário deve consultar a biblioteca de sua unidade

Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha
Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha Foca Lisboa | UFMG

O Sistema de Bibliotecas da UFMG está iniciando, de forma gradual, o agendamento dos serviços de empréstimos e devolução de livros. Para saber se a biblioteca da sua unidade está prestando esses serviços, o usuário deve entrar em contato pelo e-mail ou pelo telefone informados no site da Biblioteca Universitária. Nas unidades onde esses serviços já começaram, os bibliotecários têm até 48 horas para responder às solicitações, e os usuários devem aguardar a confirmação do agendamento antes de se deslocarem para as unidades.

Uma das unidades que retomaram os serviços de devolução e empréstimo de obras é a Biblioteca J. Baeta Vianna, do campus Saúde, que estabeleceu plantões presenciais de atendimento às quartas feiras, das 10h às 16h.

Os itens emprestados continuarão a ser renovados automaticamente, por isso a devolução não é obrigatória. Mesmo assim, caso o usuário queira agendá-la, é só enviar um e-mail para a biblioteca e confirmar se ela já está apta para receber o item de volta. Assim que forem devolvidas, as obras serão postas em quarentena durante sete dias antes de serem disponibilizadas novamente para empréstimo.

Antes de solicitar o empréstimo, é necessário localizar, no catálogo on-line, a obra de interesse. Após clicar no título da obra, aparecerá, no canto inferior direito da tela, a opção Solicitação de empréstimo. Ao clicar nela, será solicitado o preenchimento da senha de usuário (utilizada nas bibliotecas) e dos dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Depois disso, é só clicar em confirmar. A biblioteca será notificada sobre a solicitação do usuário e entrará em contato via e-mail ou telefone para agendamento da data e do horário para retirada.

Acesso restrito
Os escaninhos, acervos e áreas de estudo permanecem fechados, e não será permitida a entrada com acompanhante nas bibliotecas. No momento do empréstimo ou da devolução, deverão ser respeitados os protocolos de biossegurança divulgados pela UFMG e pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas. Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-4611.

Com Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas