Boletim destaca pesquisa que avalia infraestrutura escolar no Brasil

Livro sobre as contribuições da UFMG para o desenvolvimento de Minas Gerais é outro destaque da edição 2.066

Capa da edição 2.066 do Boletim UFMG
Capa da edição 2.066 do Boletim UFMG Reprodução / Foto: Ciete Silvério / Governo do Estado de São Paulo

Estudo realizado pela Faculdade de Educação, sob encomenda da representação brasileira da Unesco, revela uma evolução global da infraestrutura escolar no ensino fundamental brasileiro, ainda que se mostre deficiente nas pequenas escolas municipais. O levantamento, multidimensional, reúne indicadores capazes de captar diferenças entre regiões, unidades da federação e o território (urbano ou rural) em que a escola está inserida.

O levantamento é tema da principal reportagem da edição 2.066 do Boletim UFMG, a primeira do segundo semestre de 2019. Livro do professor João Antonio de Paula, que mostra as contribuições da UFMG para o desenvolvimento de Minas Gerais, e estudo sobre a relação entre habitações verticais e bem-estar são outros destaques do número, que circula apenas em formato digital. As outras três edições de agosto (12, 19 e 26) também não terão versão impressa.

Leia o conteúdo da edição 2.066 do Boletim UFMG:

Mineração e ecologia humana: desconstruções e reconstruções
Artigo de Juliana Barros Pereira e Vagner Luciano de Andrade

Viver no arranha-céu
Estudo com participação de professora da Escola de Arquitetura promove revisão de pesquisas empíricas que associam habitações verticalizadas, bem-estar e saúde mental.

O fator infraestrutura
Pesquisa da UFMG encomendada pela Unesco identifica avanços nas condições de oferta educacional no Brasil, mas revela necessidade de melhorias nas pequenas escolas municipais.

Disparidades regionais
Estados do Sul e do Sudeste têm índices melhores do que os das regiões Norte e Nordeste.

Educação e desigualdades
Indicador proposto pelo professor José Francisco Soares leva em conta o impacto da exclusão social sobre a aprendizagem.

Acontece
Crise da mineração orienta as discussões do Seminário de Economia Mineira em Diamantina.

O espírito de Minas
Livro do professor João Antonio de Paula entrelaça a evolução da UFMG e o desenvolvimento do estado.

Resolução
Critérios para fixação dos preços das refeições servidas nos bandejões são redefinidos.

O número também está disponível em formato PDF.