Institucional

‘Campanha de ocupação’ de colunas na imprensa promove reflexão sobre a importância da ciência

Formuladores de políticas públicas, pesquisadores e intelectuais escrevem sobre a relação entre ciência e eleições; reitora Sandra Goulart assina artigo no jornal Folha de S.Paulo

Marcha pela Ciência realizada em Brasília, em 2017
Marcha pela Ciência realizada em Brasília, em 2017 Antônio Cruz | Agência Brasil

O Instituto Serrapilheira e a Maranta Inteligência Política convidaram colunistas de jornais brasileiros a ceder espaço para formuladores de políticas públicas, cientistas e intelectuais refletirem sobre o papel da ciência no desenvolvimento do Brasil.

A campanha #CiênciaNasEleições transcorre ao longo de julho, o mês da ciência. Titulares de colunas de veículos brasileiros, como Folha de S.Paulo, O Globo, Nexo e portal Uol, abriram seus espaços para manifestações da comunidade científica. O compositor Gilberto Gil, a líder indígena Célia Xakriabá, que é doutoranda na UFMG, e a jornalista e divulgadora científica Luiza Caires estão entre os autores das reflexões. A lista completa dos autores com os links que remetem aos respectivos artigos está disponível no site do Instituto Serrapilheira.

Nesta sexta-feira, dia 15, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida publicou o artigo Sem ciência, não verás país nenhum, no jornal Folha de S. Paulo, na coluna do professor Oscar Vilhena Vieira, da FGV São Paulo. O Portal UFMG reproduziu o texto.