Pesquisa e Inovação

Caso de spin-off da UFMG comprada pelo Grupo Bradesco será apresentado nesta quarta

Evento, no Auditório da Reitoria, terá participação dos criadores da Kunumi, Nívio Ziviani e Alberto Colares

Nívio Ziviani e Alberto Colares, fundadores da Kunumi: modelo inédito de remuneração em processo de transferência de tecnologia
Nívio Ziviani e Alberto Colares, fundadores da Kunumi: modelo inédito de remuneração em processo de transferência de tecnologia Foto: arquivo pessoal

O caso da spin-off Kunumi, nascida em 2016 no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG e adquirida recentemente pelo Grupo Bradesco, será apresentado nesta quarta-feira, 17 de julho, em evento no campus Pampulha. Aberta ao público, a atividade Caso Kunumi e UFMG: usufruto de ação, um modelo de participação de ICTs em empresas será realizada a partir das 16h no auditório da Reitoria.

Logo após a abertura, a cargo da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o professor emérito da UFMG Nívio Ziviani, um dos criadores da spin-off, ministra uma palestra sobre o caso. Na sequência, serão realizados dois painéis. O primeiro – Venda da spin-off Kunumi ao Grupo Bradesco – terá a participação do CEO da Kunumi, Alberto Colares, da coordenadora executiva da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG Juliana Crepalde e do diretor da Fundos de Investimento em Participações (Fundepar) Carlos Lopes. A moderação será do diretor da CTIT, Gilberto Medeiros.

O segundo painel – Políticas de investimentos para empresas de base tecnológica – está marcado para as 18h15, com a participação do presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Carlos Arruda, de Eduardo Fial, do Grupo Bradesco, Jorge Leopoldo, do BDMG, e Arthur Pullen, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A moderação estará a cargo do professor Ado Jório de Vasconcelos, do Departamento de Física da UFMG.

Histórico
A negociação entre a Kunumi e o Grupo Bradesco foi concluída no fim de maio, após autorização do Banco Central. Criada em 2016 por Nívio Ziviani e pelo empreendedor Alberto Colares, a empresa inovou ao criar uma plataforma tecnológica que imita o funcionamento do cérebro. Com uma rede neural artificial, a plataforma consegue analisar gigantescas bases de dados, encontrar padrões e propor soluções para diferentes problemas que poderiam levar décadas para serem resolvidos por seres humanos.

Em sua breve trajetória, a Kunumi atendeu a uma lista relevante de clientes, entre os quais, Coca-Cola Brasil, Coca-Cola Atlanta, Spotify, Suzano, Unimed BH e Warner. O trabalho chamou a atenção do Bradesco, um dos maiores grupos financeiros do Brasil, e as negociações foram iniciadas em setembro de 2023. Dois meses depois, o banco anunciou a compra da Kunumi no lançamento de seu hub de tecnologia e inovação no Porto Digital de Recife.

Leia mais sobre a spin-off em reportagem publicada no Portal UFMG.