Institucional

Centro de Comunicação abre seleção para preencher 22 bolsas de estágio

Estudantes de diversos cursos, matriculados a partir do terceiro período, podem se candidatar; bolsas são de R$ 400 para jornada de 20 horas semanais, R$ 600 para 25 horas e R$ 900 para 30 horas

Cedecom seleciona bolsista
Cedecom seleciona bolsistas para atuar em suas redaçõesFoto: Lucas Braga | UFMG

O Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG está selecionando 20 bolsistas de graduação para atuação presencial no seu Programa de Formação e Incentivo à Melhoria da Comunicação Institucional da UFMG, instituído com o objetivo de estimular a participação de discentes de graduação e pós-graduação nas atividades de comunicação institucional do órgão. O processo também servirá para a formação de um cadastro de reserva.

Há vagas para alunos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Letras, Biblioteconomia, Design, Cinema de Animação e Música. É preciso estar cursando do 3º período em diante para poder se candidatar.

A vigência das bolsas é de 12 meses, de abril de 2022 a março de 2023. As bolsas de carga horária de 25 horas semanais são de R$ 600 mensais, e as de 30 horas são de R$ 900. O perfil dos candidatos e os requisitos para cada vaga constam no edital da seleção.

As inscrições podem ser feitas até 27 de março, pelo endereço bolsascedecom@gmail.com. No edital, estão listados todos os documentos e procedimentos necessários à inscrição no processo seletivo.

Há vagas para os seguintes núcleos: Agência de Notícias (responsável pela produção noticiosa do Portal UFMG), Assessoria de Imprensa, Redes Sociais, Criação Gráfica, Webdesign, Arquivos Institucionais (com atuação na gestão e disponibilização de arquivos eletrônicos), Rádio UFMG Educativa (produção de conteúdo e programação musical) e TV UFMG (produção de conteúdo).

A seleção será feita por meio da análise de carta de interesse e entrevista. Cada etapa será avaliada em até 50 pontos.

Os candidatos serão classificados e convocados com base nessa pontuação final, em ordem decrescente, em cada área pretendida, até o limite de vagas disponíveis. O resultado do processo seletivo será publicado até o dia 31 de março, no site do Cedecom.

Redação da Rádio UFMG Educativa:
Redação da Rádio UFMG Educativa, um dos locais de atuação dos bolsistas Foto: Raphaella Dias | UFMG

Projeto Oásis

Além desse edital de seleção, também está sendo realizada uma seleção para o preenchimento de outras duas bolsas vinculadas ao projeto UFMG Sustentável, fruto de ação conjunta do Cedecom com o Departamento de Gestão Ambiental (DGA) da Pró-reitoria de Administração (PRA) e com o projeto Oásis, de pesquisa e desenvolvimento institucional.

As vagas são para as áreas de Comunicação Social (Jornalismo ou Relações Públicas) e Design. Para elas, também é preciso estar matriculado a partir do 3º período. No primeiro caso, a vaga destina-se à produção de conteúdo institucional e ações de comunicação dirigida. E a vaga para candidatos do curso de Design é na área de design gráfico.

Em sua atuação, esses bolsistas vão contribuir com a divulgação das ações de sustentabilidade da UFMG e de projetos e campanhas institucionais. Os interessados devem enviar seus currículos para estagioscedecom@gmail.com, até 3 de abril, citando a vaga pretendida. Financiadas pela Fundep, as bolsas são de R$ 400 mensais. A jornada é de quatro horas, e o início das atividades está previsto para 1º de maio.

Veja a descrição de cada vaga:

Produção de conteúdo institucional e ações de comunicação dirigida
Público: estudante de Jornalismo ou Relações Públicas matriculado a partir do 3º período
Atividades: contribuição para o planejamento das ações de comunicação dirigida para o projeto UFMG Sustentável; sugestão, apuração e redação de conteúdo em editorias como meio ambiente, ciência, tecnologia, inovação e educação para as mídias institucionais e redes sociais oficiais da UFMG; redação de releases e notas para públicos internos e externos; interação com a rede de assessorias da UFMG e fontes diversas; atualização do conteúdo do site UFMG Sustentável; atualização de conteúdo para o projeto de TVs informativas institucionais Circuito UFMG

Design Gráfico
Público: estudante de design matriculado a partir do 3º período
Atividades: desenvolvimento de identidades visuais e peças gráficas impressas e digitais para ações e campanhas institucionais da UFMG, como o UFMG Sustentável; participação em reuniões de briefing e brainstorm; pesquisas de referências visuais; apresentação dos projetos para as instâncias demandantes
Requisitos: domínio de softwares gráficos do pacote Adobe (Illustrator, Photoshop e InDesign)

O Cedecom

O Centro de Comunicação (Cedecom) é órgão auxiliar da Reitoria responsável pela comunicação institucional da Universidade. Sob sua gestão, estão o Portal UFMG, o Boletim UFMG, a Rádio UFMG Educativa, a TV UFMG, os núcleos Web e Comunicação Integrada e os perfis da UFMG  no Facebook, Twitter, Linkedln e YouTube.

O órgão foi institucionalizado em março do ano passado. Suas instalações ficam no prédio da Biblioteca Central (entrada pela lateral direita, em frente ao CAD 1) e no subsolo do prédio da Reitoria.