Pesquisa e Inovação

Centro de Pós-graduação da Medicina inaugura salas de videoconferências

Nova sala tem tecnologia capaz de fazer a convergência de aparelhos distintos em uma videoconferência
Nova sala tem tecnologia capaz de fazer a convergência de aparelhos distintos em uma videoconferência Débora Nunes

A Faculdade de Medicina da UFMG inaugura, hoje (7), as salas de videoconferência do Centro de Pós-graduação (CPG). A solenidade ocorrerá às 10h, no 5º andar da Unidade e pode ser usada por toda a comunidade acadêmica. A sala, que passou por reformas, conta com tecnologia capaz de fazer a convergência de aparelhos distintos em uma videoconferência.

O coordenador técnico de informática do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) da Faculdade, Kaiser Bergmann, participou do desenvolvimento do projeto. “Nesse ambiente, podemos, por exemplo, promover convergências de dispositivos e realizar videoconferências por tablets, celulares, computadores", afirma Bergmann.

O professor do Departamento de Cirurgia e coordenador do Centro de Pós-graduação da Instituição, Luiz Armando Cunha Marco, explica que os recursos oferecidos pela sala irão proporcionar maior flexibilidade e facilidades para defesas de teses e dissertações, que poderão ser realizadas por videoconferências. “Os equipamentos são todos de última geração. Isso nos dá a possibilidade de chamar examinadores de todas as partes do Brasil para participar das bancas. Antes ficávamos limitados a chamar pessoas de fora por conta da logística. Nós vamos conseguir superar essa barreira geográfica”, destaca.

Além da sala principal de teleconferência, que é equipada com câmeras que podem captar tanto o aluno quanto os participantes da banca e plateia, o ambiente conta com dois equipamentos móveis (televisões de 55 polegadas, que podem ser deslocadas por toda a Faculdade), disponíveis também para outros eventos de grande porte. Um servidor faz todo o processamento de imagens, ou seja, viabiliza a interoperabilidade entre os aparelhos distintos. Há também uma sala reservada, na qual examinadores e professor podem debater on-line", detalha.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG