Pesquisa e Inovação

Chamada de artigos para a Revista da UFMG é prorrogada

'Amazônia' é o tema da edição de setembro-dezembro de 2021

Os trabalhos submetidos a edição com o tema 'Amazônia' devem trazer questões de diversos campos do conhecimento relacionadas à preservação e aos desafios do bioma brasileiro, além de dar voz aos diversos coletivos amazônicos
Os trabalhos devem discutir questões de diversos campos do conhecimento relacionadas à preservação e aos desafios da AmazôniaDomínio público

O Conselho Editorial da Revista da UFMG prorrogou, até 30 de junho, o prazo de submissão de contribuições para o número 3 da 28ª edição da publicação, que tem a Amazônia como tema. Os artigos podem ser enviados por meio deste link.

A revista que compreende o período setembro/dezembro de 2021 será editada pelos professores Ana Maria Gomes e Roberto Luiz Monte-Mór. Os trabalhos submetidos devem discutir questões de diversos campos do conhecimento relacionadas à preservação e aos desafios do bioma. A intenção dos editores é dar voz aos diversos coletivos amazônicos, de forma a trazê-los para a centralidade da cena pública do debate sobre a região.

Além de artigos, serão aceitos ensaios, comentários, notas, resenhas e entrevistas. Toda essa produção será avaliada por pareceristas indicados pelos editores do número e pela Comissão Editorial da Revista. De acordo com critérios estabelecidos para submissão, artigos, ensaios e entrevistas devem devem ter de 17 a 25 páginas, incluindo tabelas, mapas, gráficos e outras imagens e informações não textuais. Comentários, notas e resenhas não podem ultrapassar 10 páginas. Serão recebidos trabalhos em português, inglês, francês e espanhol.

Os originais submetidos à Revista não podem estar em processo de avaliação simultânea por outra publicação e devem ser inéditos no Brasil. Caberá à Comissão Editorial avaliar a conveniência de publicar ou não trabalhos já veiculados em outros idiomas por revistas e órgãos editoriais de outros países.

A revista
Criada em 1929 com o nome de Revista da Universidade de Minas Gerais, o periódico recebeu seu nome atual em 1965 e teve sua circulação interrompida em 1969. Em 2012, a Revista da UFMG foi relançada com periodicidade anual, com foco na publicação de trabalhos de natureza acadêmica e científica, em perspectiva inter e transdisciplinar, incluindo resultados de pesquisas e produções teóricas e artísticas diversas, nos formatos de artigos, resenhas, ensaios, textos literários e imagens. Desde o relançamento, foram abordados os seguintes temas: corpo, cidades, água, evolução, diversidade, tempo, utopias, migrações e energia.

Todas as edições da Revista da UFMG estão disponíveis no Portal de Periódicos.