Notícias Externas

Ex-ministro Nelson Barbosa participa de evento sobre mercado e democracia

Seminário também reunirá, nesta segunda-feira, os professores Clélio Campolina e Bruno Reis

Ex-ministro Nelson Barbosa é um dos convidados para debate sobre mercado e governo Temer
 Ex-ministro do Planejamento e da Fazenda vai analisar a relação do mercado com o governo Temer Wellton Máximo / EBC Agência Brasil

A próxima edição do seminário Pensando a Democracia, a República e o Estado de Direito no Brasil reúne o cientista político e vice-diretor da Fafich, Bruno Reis, o ex-reitor da UFMG e ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina, e o ex-ministro Nelson Barbosa, professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, para debater a relação entre mercado e democracia. O evento, gratuito, será realizado no BDMG Cultural nesta segunda-feira, 16, às 19h.

De acordo com um dos idealizadores do projeto, o professor Leonardo Avritzer, do Departamento de Ciência Política da Fafich, a intenção é discutir a mudança de postura das forças do mercado em relação à democracia. “Depois de se envolverem no impeachment, elas agora se mostram contrárias às investigações de malfeitos no governo Temer”, comenta ele, lembrando que o índice Bovespa sobe a cada novo capítulo da crise. “Como explicar essa nova visão do mercado contra a política democrática?”, questiona ele.

Participantes
Bruno Reis  é professor do Departamento de Ciência Política da UFMG e doutor pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Atualmente, é vice-diretor da Fafich.

Clélio Campolina é graduado em Engenharia Mecânica, mestre e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Reitor da UFMG na gestão 2010-2014, foi ministro da Ciência e Tecnologia nos últimos meses do primeiro mandato de Dilma Rousseff.

Nelson Barbosa foi ministro do Planejamento e da Fazenda no governo Dilma Rousseff. PhD em Economia, é professor titular da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e adjunto do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ).

O evento é resultado de parceria entre o BDMG Cultural e os projetos República e Democracia Participativa da UFMG. Os participantes receberão certificados. Não há necessidade de inscrição prévia. O BDMG Cultural fica na Rua Bernardo Guimarães, 1.600, em Lourdes.