Comissão Própria de Avaliação define prioridades para 2019

Primeira reunião foi realizada nesta semana

CPA reúne representantes dos três segmentos da comunidade universitária
Integrantes da CPA na reunião que abriu os trabalhos deste anoFoca Lisboa / UFMG

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), encarregada de propor e sistematizar processos de avaliação na UFMG, realizou, na última quarta-feira, 20, na Reitoria, sua primeira reunião em 2019. Durante o encontro, que contou com a participação do vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, foram estabelecidas as prioridades de ação para este ano.

Uma das atividades mais importantes, no entendimento da diretora de Avaliação Institucional e presidente da CPA, Viviane Birchal, diz respeito à análise dos relatórios produzidos pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), instâncias de caráter consultivo que têm a função de acompanhar os cursos, visando à promoção de sua qualidade. “Recebemos 47 relatórios de 2018 e vamos agora identificar demandas em comum e individuais e propor sugestões de melhoria”, afirma a professora.

Outros aspectos que vão merecer a atenção da Comissão em 2019 são as avaliações docentes feitas por discentes, a avaliação de desempenho das equipes de servidores técnico-administrativo da UFMG e a de egressos. “O fato é que a Universidade dispõe de um conjunto significativo e diverso de avaliações que pode e deve ser aprimorado. É papel da CPA trabalhar nesse sentido”, afirma Viviane Birchal, que é professora do Departamento de Engenharia Química da Escola de Engenharia.

Acompanhar o cumprimento das diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), concluído no fim do ano passado, contribuir para a formulação de políticas de inclusão e trabalhar, junto com a Pró-reitoria de Extensão, na criação de indicadores de extensão são outras prioridades da atual gestão da CPA, cujo mandato termina em 2021.

Qualidade em todas as dimensões
Vinculada ao gabinete da Reitoria, a Comissão Própria de Avaliação sistematiza as informações sobre a Universidade e seus cursos, visando à implementação dos processos definidos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Também examina os resultados dos processos internos de avaliação institucional vinculados ao Sinaes e emite parecer para conhecimento da comunidade universitária e da sociedade. Além disso, a CPA realiza estudos para aprofundar o conhecimento sobre aspectos da educação superior que interferem na rotina acadêmica dos cursos oferecidos pela Instituição e propõe ações e políticas para a melhoria da qualidade da Instituição em todas as suas dimensões.

A Comissão é composta de 14 membros – e seus suplentes –, que representam professores, estudantes e servidores técnico-administrativos, além de integrantes externos.  A vice-presidente da CPA é a servidora Micheline Sanches de Souza, também diretora-adjunta de Avaliação Institucional da UFMG.