Comunidade já pode consultar locais de votação

Eleição que subsidiará escolha do novo Reitorado será realizada nos dias 8 e 9

Área interna do prédio da Faculdade de Odontologia, uma das unidades da UFMG que abrigarão postos de votação
Área interna da Faculdade de Odontologia, uma das unidades onde haverá posto de votação Lucas Braga / UFMG

As mais de 50 mil pessoas, entre professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, que estão aptas a participar do processo que subsidiará a escolha do novo Reitorado já podem consultar seus locais de votação no site que reúne informações sobre a sucessão na UFMG.

O colégio eleitoral da UFMG conta com 50.503 membros, sendo 3.065 docentes, 4.369 técnicos-administrativos e 43.069 discentes. Em Belo Horizonte, serão montados postos de votação em 22 unidades do campus Pampulha e na Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Escola de Enfermagem, Faculdade de Direito, Escola de Arquitetura e Museu de História Natural e Jardim Botânico. Fora da capital, haverá seções eleitorais no Campus Cultural de Tiradentes, no Instituto Casa da Glória, em Diamantina, e no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.

As três chapas concorrentes são integradas por Renato de Lima Santos e Carmela Polito Braga (UFMG em Foco – chapa 1), Sandra Goulart Almeida e Alessandro Moreira (UFMG Pública e Diversa – chapa 2) e Andréa Mara Macedo e Paula Miranda-Ribeiro – UFMG+ – chapa 3) .

Processo

A consulta à comunidade acadêmica para subsidiar a elaboração de lista tríplice ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro. Se houver necessidade, o segundo turno será realizado nos dias 21 e 22 deste mês. Por definição do Conselho Universitário, está mantido o sistema de ponderação que vigorou nos últimos pleitos, em que o voto dos professores tem peso de 70%, e o de funcionários e alunos, 30% (15% para cada segmento). A ponderação será calculada de acordo com o universo total de votantes e não com o número de votos efetivamente computados.

Mais informações sobre o processo sucessório na UFMG estão disponíveis na página oficial da consulta.  Os veículos de comunicação da Universidade estão produzindo conteúdos especiais sobre as propostas das três chapas inscritas.