Notícias Externas

Conferência aborda desafios para a redução da desigualdade racial

Subsecretária de Promoção da Igualdade Racial Cleide Hilda conversa sobre intolerância religiosa e direitos

Caeté, na região metropolitana de BH, recebe hoje e amanhã a 4ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, promovida pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania. Com o tema O Brasil na Década do Afrodescendente: Minas Gerais Promovendo a Igualdade Racial - Por Nenhum Direito a Menos, são esperadas mais de mil pessoas.

"Queremos construir uma Minas Gerais sem racismo", destacou a Subsecretária de Promoção da Igualdade Racial Cleide Hilda em entrevista ao Jornal UFMG desta sexta-feira, 29 de setembro. Cleide falou sobre a conferência e listou os desafios da promoção da igualdade racial em Minas e no Brasil. Além da questão orçamentária, segundo ela, é preciso um "monitoramento das políticas que têm sido elaboradas e executadas e um diálogo com todas as secretarias de Minas sobre essa pauta. É preciso fazer reparações históricas que o Estado brasileiro nunca fez".

A implementação da Lei 10.639/03, que determina o ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, também entra em debate. "A gente depara no cotidiano das escolas com um grande desinteresse em contar a história positiva do povo negro", declarou Cleide. Outro eixo da Conferência trata das intolerâncias religiosas. "Pela pressão do racismo, as pessoas acabam cedendo os seus direitos. O Estado precisa garantir que é laico e dessa forma garantir o direito de manifestação religiosa".

Ouça a conversa com Paula Alkmim
A Subsecretária de Promoção da Igualdade Racial dom Governo de Minas, Cleide Hilda Divulgação Facebook Sedpac