Arte e Cultura

'Aulas abertas' promove reflexões sobre a arte em tempos de pandemia

Iniciativa do Centro Cultural inspira-se em projeto que levava oficinas para as ruas de Diamantina durante o Festival de Inverno

Com o advento da pandemia de covid-19, declarada em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e a necessidade de distanciamento social para conter o avanço do novo coronavírus, o Centro Cultural UFMG teve suas atividades presenciais suspensas. A equipe do espaço passou a produzir novos conteúdos e projetos para suas redes sociais.  

Um deles é o Aulas abertas, lançado em junho de 2020 com inspiração nos festivais de inverno realizados em Diamantina na primeira década do anos 2000. Na época, algumas oficinas que compunham a programação eram ministradas nas ruas.

Em entrevista à TV UFMG, o diretor do Centro Cultural, Fabrício Fernandino, afirma que o Aulas abertas tem o mesmo espírito, agora com a gravação de vídeos compartilhados em plataformas de acesso remoto e redes sociais. Todas as quartas-feiras esses conteúdos são postados no Facebook, no YouTube e no Instagram.

Equipe: Yves Vieira (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Flávia Moraes (edição de conteúdo)  

Teatro de muita gente
No vídeo desta semana, o professor da Escola de Belas Artes e diretor de teatro Antonio Barreto Hildebrando discorre sobre o que chama de "teatro de muita gente". Trata-se, segundo ele, do fazer teatral que ocorre em um terreno de demarcações fluidas e transita entre a criação coletiva e a anarquia, beirando, às vezes, o caos. Em termos formativos, essa corrente persegue a polivalência, na qual todos fazem tudo.

Assista.