Coordenadores fazem balanço do trabalho dos centros de tecnologia da UFMG

Evento no BH-Tec reúne pesquisadores e instituições de fomento à inovação

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec) sedia, na tarde desta terça-feira, 28, o encontro Centros de Tecnologia da UFMG: cenário atual e perspectivas, no qual será apresentado balanço dos resultados alcançados pelos três Centros de Tecnologia (CTs) da Universidade em funcionamento no parque: CTWeb – responsável por trabalhos em ciência da computação e internet –, CTNanotubos – especializado em ciência e engenharia de materiais – e CTVacinas – que atua na área de biotecnologia.

Além dos coordenadores dos três centros de tecnologia, participam do evento, exclusivo para convidados, dirigentes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Na ocasião, serão apresentadas às entidades as soluções tecnológicas que estão sendo desenvolvidas nos CTs.

Os centros de tecnologia funcionam como ponte entre as pesquisas desenvolvidas no ambiente acadêmico e o setor empresarial, aproximando pesquisadores e empresas. “Acredito que o modelo do CT oferece um mecanismo não-predatório, ou seja, promove a sinergia entre os dois lados sem que suas dinâmicas de trabalho sejam afetadas”, afirma o professor Wagner Meira, coordenador do CTWeb e professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG.

Os coordenadores do CTNanotubos, Glaura Goulart Silva e Marcos Pimenta, professores, respectivamente, dos departamentos de Química e de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), destacam o papel dos centros de tecnologia para o avanço da inovação. Segundo eles, no ambiente do BH-Tec as parcerias firmadas entre CTs e o mercado colaboram para que as etapas que limitam a pesquisa sejam vencidas.

Um dos coordenadores do CTVacinas, o professor Ricardo Gazzinelli, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas, lembra que o fato de as patentes se encontrarem em estado inicial é um grande gargalo do desenvolvimento tecnológico, pois significa grande risco para as empresas. “Dispor de um centro de tecnologia para formatar a análise desses produtos diminui o risco do investimento”, analisa.

Programação
A abertura do evento será às 14h, no auditório do BH-Tec (Rua Professor Vieira de Mendonça, 770, bairro Engenho Nogueira). Em seguida, a partir das 14h30, os coordenadores dos CTs da UFMG farão suas apresentações. Falarão, respectivamente, os representantes do CTNanotubos (Marcos Pimenta), do CTVacinas (Ricardo Gazzinelli) e do CTWeb (Wagner Meira).

Às 16h20, será realizada uma discussão com o presidente da Finep, Wanderley de Souza, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, e o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jailson Bittencourt. Após a atividade, os participantes visitarão os CTs instalados no BH-Tec.

O BH-Tec

BH-Tec sedia três centros de tecnologia da UFMG
BH-Tec sedia três centros de tecnologia da UFMG Foca Lisboa / UFMG

Criado em 2005, o BH-Tec é resultado de parceria entre a UFMG e outros quatro sócios fundadores: Governo de Minas Gerais, Prefeitura de Belo Horizonte, Sebrae-MG e Fiemg. Além disso, conta com apoio da Finep e da Fapemig. Além dos CTs da UFMG, abriga 15 empresas que se dedicam a investigar e a produzir novas tecnologias, uma associação de biotecnologia e seis empresas na categoria não residente.

Com Assessoria de Imprensa do BH-Tec