Cordel é reconhecido como patrimônio cultural

Doutoranda da Comunicação discute as nuances presentes no título concedido pelo Iphan

A Literatura de Cordel foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no último dia 19 de setembro. O Cordel surgiu na Espanha e em Portugal e alcançou seu auge no Brasil em meados do século XIX, com destaque para as regiões norte e nordeste. Os poemas são escritos em forma de rima e seus folhetos geralmente são acompanhados de xilogravuras.

Segundo a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, Gisa Carvalho, a titulação concedida pelo Iphan representa um marco na luta pela legitimação e reconhecimento dessa arte, considerada popular. A pesquisadora, que participou da fase inicial do projeto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que levou ao reconhecimento do Cordel como patrimônio, concedeu entrevista à TV UFMG. Assista.

Ficha técnica:
Produção e reportagem: Josué Gomes