Notícias Externas

Cordel para crianças e adultos: jornalista e escritora Carolina Resende lança seu primeiro livro

‘QuiQuinho e PioPio’ conta com os traços da ilustradora Bruna Lubambo, finalista do Prêmio Jabuti em 2020

Trecho de vídeo produzido para a campanha de financiamento coletivo do projeto
Trecho de vídeo produzido para a campanha de financiamento coletivo do projeto YouTube QuiQuinho Cordel/Reprodução

QuiQuinho encontra PioPio e tem início a discussão: era melhor – ou pior – ser menino ou passarinho? Assim começa a história de QuiQuinho e PioPio - cordel do acordo feito e firmado entre menino e passarinho. A obra foi feita pela jornalista Carolina Resende e a ilustradora Bruna Lubambo, finalista do Prêmio Jabuti de 2020 na categoria ilustração, e publicada por meio de financiamento coletivo. A história surgiu como um texto de presente para Francisco, filho da amiga da autora Mariana Elian, que integra a equipe como produtora. As autoras optaram por publicar a história em dois formatos diferentes, com quase o mesmo conteúdo: livro, mais acessível para crianças pequenas, e livreto de cordel, o mais tradicional.

Quem deu mais detalhes sobre a produção do livro no programa Universo Literário dessa sexta, 8, foi uma das autoras da obra, Carolina Resende, que também integrou a equipe de produção da Rádio UFMG Educativa como bolsista entre 2013 e 2015 e entre 2016 e 2017. A jornalista contou como se aprofundou na literatura de cordel, gênero do qual já era grande admiradora, após um período em que morou em Campina Grande, quando fez uma oficina literária direcionada ao formato na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Segundo explicou, o cordel é muito ligado ao Nordeste, mas também está presente na região Sudeste, inclusive em Minas. Ela ressaltou que seu livro foi feito usando a linguagem do mineiro, com várias de suas expressões características.

Carolina Resende compartilhou sobre o grande volume de trabalho envolvido em uma campanha de financiamento coletivo, mas frisou como é gratificante o resultado final. A autora destacou que a decisão de manter o livro em dois formatos foi para possibilitar essa dupla experiência aos leitores. Adquirindo o livro, o público leva junto o livreto para a criança ler sozinha e viajar na história ou ler coletivamente com o adulto. Como a jornalista recomendou, “a mágica do cordel é ele ser lido em voz alta”.

O processo de confecção do livro também foi abordado. De acordo com a convidada, a produção do texto e as ilustrações são indissociáveis. “Elas foram se complementando. A partir da ilustração da Bruna foi me dando novas ideias para o texto. A diagramação, a produção gráfica que ela fez também foi conversando junto com o texto. Então, no final da construção do livro, a gente fez todo esse projeto juntas. Foi muito legal, a gente embarcou juntas nesse projeto e acho que agora, sim, a gente se conhece e tem uma parceria juntas. Foi uma grande novidade, uma grande surpresa e eu fiquei muito feliz de tê-la nessa construção”, detalhou.

Ouça a entrevista completa elo Soundcloud.

O lançamento de QuiQuinho e PioPio - cordel do acordo feito e firmado entre menino e passarinho integra a programação do Festival Livro na Rua, e será neste sábado, 9, às 11h30, na livraria Outlet de Livro, na Savassi. O endereço é Rua Paraíba, 1.419.

A obra também terá um evento de lançamento on-line, convidando para um abraço virtual todos os que colaboraram com o financiamento coletivo dos mais diversos lugares do Brasil, que está marcado para o dia 23 de outubro, às 11h, no canal da editora Aletria no YouTube. Para acompanhar os próximos passos do projeto acesse o perfil no Instagram

Produção: Flora Quaresma e Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael e Alessandra Dantas
Publicação: Alessandra Dantas