Notícias Externas

Cuidados com os livros em casa

Entenda como planejar uma biblioteca em casa aliando prazer e conservação

Durante a vida acadêmica é comum que os membros da comunidade adquiram exemplares físicos de livros, revistas e periódicos da área de estudos e de interesse. Mas qual a melhor maneira de montar uma biblioteca em casa? 
Jacyntho Lins Brandão, professor Titular da Faculdade de Letras da UFMG, já tinha a sua biblioteca, em 1972, quando ingressou no curso de Letras da Universidade. Contudo, a vida de estudante, pesquisador e professor fez com que ele fosse adquirindo novos livros, ao longo do tempo. Hoje eles somam cerca de cinco mil exemplares. 

Na casa do professor, a biblioteca sempre foi o cômodo mais frequentado. Primeiramente pelos filhos, que ali brincavam enquanto o pai trabalhava, e hoje pelos netos, que deixam várias marcas pelo espaço. Para Jacyntho essa interação é muito importante, porque os livros estão ali para serem usados. 

Pensando nessa junção de prazer e trabalho, Diná Araujo, coordenadora da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central da UFMG, apresenta algumas medidas importantes para garantir durabilidade e conservação dos livros e que implicam cuidados na acomodação, limpeza, iluminação e organização dos livros. No vídeo, produzido pela TV UFMG, a bibliotecária mostra como procedimentos simples ajudam a combater a poeira, fungos e amarelamento das páginas. 

Entrevistados: Jacyntho José (prof. Titular Faculdade de Letras UFMG) e Diná Araújo (Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras - BU UFMG)
Produção e reportagem: Júlia Calasans e Olívia Resende.
Imagens: Samuel do Vale
Edição de Conteúdo: Olívia Resende
Edição de imagens: Kennedy Sena