Formas de Ingresso

Videocast aborda cursos que conectam meio ambiente, economia e relações internacionais

Docentes enfatizam caráter interdisciplinar das três formações, além das oportunidades de estágio, intercâmbio e participação em projetos de pesquisa e extensão

Em mais um episódio, a série de videocasts da Mostra Sua UFMG reuniu os professores Luiz Felipe Bruzzi, do curso de Ciências Econômicas, Ely Bergo de Carvalho, do curso de Ciências Socioambientais, e João Prates Romero, da graduação em Relações Econômicas Internacionais. Na conversa, conduzida pela jornalista Olívia Resende, tratou-se de questões centrais para os três cursos, com destaque para o modo como cada um deles contribui para a formação de profissionais capazes de atuar na realidade socioeconômica, ambiental e política brasileira. 

Ao longo do encontro, os docentes defenderam uma formação interdisciplinar, desenvolvida com base na oferta de estágios e de intercâmbios e na participação em projetos de pesquisa e extensão, iniciativas que contribuem para a formação humanística dos estudantes. Unidades como o Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) e a Estação Ecológica foram citadas como espaços importantes para os estudantes de Ciências Socioambientais. 

Os professores dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Econômicas Internacionais ressaltaram a relevância da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) e destacaram trabalhos realizados na empresa júnior UFMG Consultoria Jr. (UCJ) e no âmbito do projeto de extensão Face Educa. 

Os novos episódios da série vão ao ar às terças e quintas, às 11h, no canal da TV UFMG no YouTube, com versão em podcast para o Spotify. A série, que se propõe a apresentar os 91 cursos de graduação da UFMG, é realizada por meio de parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Centro de Comunicação (Cedecom). O objetivo é esclarecer dúvidas dos estudantes do ensino médio e ajudá-los na escolha da carreira na qual pretendem ingressar.

Mostra Sua UFMG
Neste ano, a Mostra Sua UFMG – antiga Mostra das Profissões – adota formato híbrido, com realização presencial em 20 de maio, precedida de interações por meio do site do evento e das redes sociais. Esses canais exibem vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e proveem informações sobre as oportunidades oferececidas pela UFMG, além dos próprios videocasts.

O evento anual é uma oportunidade de apresentação dos cursos de graduação da Universidade para estudantes e egressos do ensino médio e comunidades escolares. Até 2019, foi realizado em formato presencial e chegou a reunir até cerca de 30 mil pessoas no campus Pampulha. Em razão da pandemia de covid-19, a Mostra deixou de ser realizada em 2020 e ocorreu em formato virtual nos últimos dois anos.