Formas de Ingresso

Rodrigo Ednilson discute instrumentos de aprimoramento das cotas

Professor ministrará palestra sobre autodeclaração e heteroidentificação nesta noite, na Faculdade de Educação

Rodrigo Ednilson de Jesus: público ativo das políticas de ações afirmativas
Rodrigo Ednilson de Jesus: público ativo das políticas de ações afirmativas Foca Lisboa /UFMG

O professor Rodrigo Ednilson de Jesus ministra nesta quarta-feira, 3, às 19h, a palestra Quem quer (pode) ser negro no Brasil? Autodeclaração e heteroidentificação no contexto pós-cotas, no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação. O evento não requer inscrição prévia e é aberto à comunidade.

Para Rodrigo Ednilson, que é docente do Departamento de Administração Escolar da FaE, será uma oportunidade para discutir o processo de aprimoramento das políticas de ações afirmativas adotadas pela UFMG. "A pergunta que dá nome à palestra possibilita pensar em quem é público ativo dessas políticas", afirma.

"A autodeclaração é suficiente? A heteroidentificação rompe a autonomia da autodeclaração? Essas são questões que vão nortear as reflexões de Ednilson durante o encontro, cujo objetivo é ampliar a compreensão de como esses dois instrumentos se articulam na promoção das políticas. "As comissões de heteroidentificação fazem parte desse processo de aperfeiçoamento", esclarece o professor.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da FaE.