Pesquisa e Inovação

Debate marca lançamento de livro sobre a relação entre canção sertaneja e política agrária na ditadura

Encontro nesta terça reunirá a autora, Marcela Telles, a historiadora Heloísa Starling e o biógrafo Paulo César de Araújo

'Canção sertaneja e política agrária durante a ditadura militar' é resultado de tese de Marcela Elian
Livro é resultado de tese de Marcela TellesImagem: reprodução

As historiadoras Marcela Telles Elian e Heloisa Starling e o biógrafo e autor de livros sobre a música brasileira Paulo Cesar de Araújo participam, nesta terça-feira, dia 26, de debate que marcará o lançamento do livro Canção sertaneja e política agrária durante a ditadura militar, de autoria de Marcela Elian. O evento será na praça da Livraria Jenipapo (Rua Fernandes Tourinho, 241 –Savassi), a partir das 19h. 

A influência da música na moldagem das perspectivas políticas no Brasil durante a ditadura militar é o foco do livro publicado pela Editora UFMG. A pesquisa realizada por Marcela Telles aborda o período compreendido entre 1964 e 1985, durante o qual foi implementado um projeto de Brasil rural, com o intuito de expandir as áreas de cultivo e modernizar a produção agropecuária para atender às demandas do mercado internacional. A autora examina as propostas derrotadas por esse projeto e as mudanças políticas, econômicas e sociais resultantes de sua implementação por meio de canções sertanejas.

Com base em sua tese de doutorado desenvolvida na UFMG, sob a orientação da professora Heloísa Starling, a autora destaca a complexidade das perspectivas dos artistas sertanejos, que oscilavam entre defender uma redistribuição fundiária e apostar na tecnologia e cooperação entre classes sob tutela das elites para o desenvolvimento do país. Entre conservadorismo e rebelião, letras de artistas como Tonico e Tinoco e Chitãozinho e Xororó refletiam as aspirações e resistências das comunidades rurais. 

República Jenipapo
O evento é promovido pela República Jenipapo, projeto que une a Livraria Jenipapo e o Projeto República da UFMG. Sempre na última terça-feira do mês, autores, artistas e pesquisadores dos mais variados temas se reúnem para falar de seus livros. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Leia uma prévia do livro.

Livro: Canção sertaneja e política agrária durante a ditadura militar
Autora: Marcela Telles Elian de Lima
Editora UFMG
224 páginas | R$ 54