Saúde

Disfunção Temporomandibular: entenda as principais causas e tratamentos

TV UFMG conversou com especialistas sobre a DTM, que se caracteriza por grande tensão na região do crânio e do maxilar; condição pode provocar dores e limitações de movimentos

Você sente ruídos, estalos ou dores na mandíbula? Esses podem ser sintomas da disfunção temporomandibular (DTM). A DTM atinge estruturas do sistema mastigatório e pode prejudicar a qualidade de vida dos indivíduos. Para o dentista Franklin Salles, doutorando da UFMG, as principais queixas dos pacientes com DTM são dores na mandíbula, limitação de mastigação, dores de cabeça, alterações nas articulações e ruído. 

O tratamento da disfunção deve ser indicado por uma equipe multidisciplinar, que pode envolver dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos, entre outros profissionais. Além disso, Franklin diz que evitar alimentos duros e pegajosos e manter uma postura adequada são fatores protetivos para as crises de dor. Pacientes que apresentam dor orofacial, de forma geral, apresentam associação com transtornos psiquiátricos como ansiedade, depressão profunda, estresse, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

A fonoaudióloga Mariana Amaral também trabalha com pacientes com DTM em seu consultório. Ela é doutoranda em Ciências Fonoaudiológicas pela UFMG e, em sua pesquisa, Efeitos do teleatendimento com enfoque nas funções de mastigação e deglutição na dor miofascial orofacial: ensaio clínico randomizado, ela vem testando um protocolo terapêutico de mastigação e deglutição em indivíduos com a disfunção temporomandibular.

Mariana Amaral alerta para os hábitos que agravam os sintomas da DTM, como roer unhas, mascar chicletes e morder tampas de canetas. Saiba mais no vídeo produzido pela TV UFMG.

Equipe
Produção:
Yasmin Oliveira
Reportagem: Flávia Moraes e Yasmin Oliveira
Imagens: Lucas Tunes e Samuel do Vale
Edição de imagens: Marcia Botelho