Notícias Externas

Edição 28/09/2011 Jornal UFMG

Educação 1: Afastados da sala de aula desde junho por causa da greve dos professores, alunos das escolas estaduais de todo o Estado retomam os estudos nesta quinta-feira. É praticamente um novo ano letivo, já que os alunos ficaram 112 dias sem aulas, na mais longa greve da categoria. A paralisação foi encerrada na noite de ontem, depois de uma assembléia que durou mais de dez horas. Ouça na íntegra a reportagem de Júlia Guimarães.

EDUCACAO - GREVE DOS PROFESSORES - 28-09-2011.mp3

Educação 2: Voltando à sala de aula amanhã, os alunos devem enfrentar um ano letivo que vai se encerrar quando a maior parte dos estudantes das outras redes de ensino já terão iniciado o ano letivo de 2013. Aliás, como a greve foi muito irregular, dentro de uma mesma escola estadual é possível que haja dois ou até três diferentes calendários. Ouça na íntegra a reportagem de Aline Lourenço.

EDUCACAO - VOLTANDA AS AULAS - 28-09-2011.mp3

Atulidades: Hora da coluna semanal de meio ambiente com o professor Apolo Heringer. O assunto desta semana é a criação de um parque na região metropolitana entre Belo Horizonte e Nova Lima, em uma área de 500 hectares. Ouça na íntegra a reportagem de Tacyana Arce.

ATUALIDADES - CRIACAO PARQUE REGIAO METROPOLITANA BH E NOVA LIMA - 28-09-2011.mp3

Meio Ambiente: Parque do Rola Moça continua em chamas. Polícia e Ministério Público investigam suspeita de que incêndio tenha sido criminoso. Fogo que consome parque há cinco dias já destruiu 80% da reserva. Ouça na íntegra a reportagem de Ana Cristina Rabelo.

MEIO AMBIENTE - PARQUE DO ROLA MOCA INCENDIO - 28-09-2011.mp3

Saúde: Foi lançada nessa terça-feira pelo Ministério da Saúde a campanha nacional de doação de órgãos. Neste ano, o principal objetivo da mobilização é conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Só pra você ouvinte ter uma ideia a cada um milhão de pessoas apenas 11 foram doadoras neste ano. Mas a meta do ministério é aumentar esse percentual para 15 a cada milhão até 2015.
Entrevistado: Charles Simão, diretor do MG Transplantes.
Entrevista concedia ao jornalista Rafael Lopes.

SAUDE - CAMPANHA DOACAO DE ORGAOS - 28-09-2011.mp3