Internacional

A depender do vencedor, eleição nos EUA produzirá impactos distintos no Brasil

Professor Leonardo Avritzer, da UFMG, analisa cenários de vitória republicana e democrata

A eleição presidencial dos Estados Unidos ocorre no próximo 3 de novembro. O republicano Donald Trump busca a reeleição contra Joe Biden, que foi vice-presidente na gestão de Barack Obama. Os dois representam visões antagônicas: enquanto o republicano é porta-voz dos segmentos mais conservadores da sociedade norte-americana, o democrata defende políticas mais liberais. 

Em depoimento à TV UFMG, o professor Leonardo Avritzer, do Departamento de Ciência Política da Fafich, analisa os impactos da vitória de um ou outro no Brasil.

Segundo ele, apesar de o presidente brasileiro Jair Bolsonaro ter-se aproximado bastante de Trump, essa relação não é igualitária e tem trazido prejuízos ao país, como as medidas de proteção adotadas neste ano em relação às exportações de aço. A reeleição de Trump manteria esse cenário. Com a vitória de Biden, a expectativa é de forte pressão dos Estados Unidos sobre o governo brasileiro no que se refere a temas como meio ambiente, direitos humanos e proteção das mulher.

Entrevistados: Leonardo Avritzer, professor do Departamento de Ciência Política da UFMG
Equipe: João Ameno e Maria Carolina Martins (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)