Coberturas especiais

Elias Santos fala sobre criação da UFMG Educativa em entrevista ao programa Conexões

Radialista, jornalista e professor, ele é um dos fundadores da Estação do Conhecimento, que completa 15 anos no ar neste domingo, 6

Elias Santos, um dos fundadores da Rádio UFMG Educativa
Elias Santos, um dos fundadores da Rádio UFMG Educativa Foto: Sarah Dutra / UFMG

A Rádio UFMG Educativa completa 15 anos no ar neste domingo, 6. Para comemorar essa data, uma série de produções especiais foram preparadas para todo o mês de setembro. Para celebrar 15 anos no ar, anos de muito trabalho e muita resistência, é sempre importante lembrar que isso só foi possível porque a iniciativa envolveu, especialmente em seu início, o trabalho e o esforço de muita gente. 

Um desses nomes é o jornalista, radialista e professor Elias Santos, um dos fundadores da Rádio UFMG Educativa, que durante dez anos atuou como diretor-executivo da emissora. Ele retornou ao programa Conexões, do qual foi apresentador, para relembrar histórias da criação da rádio, em entrevista veiculada nesta sexta-feira, 4.

“Eu fico muito feliz quando te ouço e ouço outras pessoas que estão trabalhando aí, que ajudaram a construir essa história. Vejo também novas pessoas ajudando a construir essa história. A ideia que a gente tem da Rádio UFMG Educativa como espaço de formação para todos e todas, a gente continua cumprindo", comemorou.

Ouça a primeira parte da conversa com Luíza Glória
Ouça a segunda parte da conversa com Luíza Glória

Comemorações

No domingo, 6, a Rádio presta uma homenagem ao escritor e pesquisador da UFMG Ângelo Machado, falecido neste ano, com uma reportagem especial sobre sua carreira e a leitura integral da obra infantil O livro do pé, a partir das 11h. A interpretação é da jornalista Alessandra Ribeiro e de seu filho Kenzo, de sete anos. Também durante o mês de setembro, pílulas veiculadas ao longo da programação vão lembrar 15 coberturas marcantes da emissora, da leitura da lista de aprovados no Vestibular UFMG a fatos marcantes na história do Brasil, como as manifestações de 2013, a queda do Viaduto Guararapes, em 2014, e o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016.
 
Programas musicais especiais, produções jornalísticas, depoimentos de pessoas que fizeram parte da história da Rádio são outras atrações. Os programas produzidos por parceiros da UFMG Educativa, como As quatro estações, Junto e mixado e Invasões bárbaras também terão edições comemorativas ao longo do mês. Nas redes sociais, como o Instagram, o aniversário será lembrado por meio de fotos, depoimentos e informações sobre bastidores da emissora. Saiba mais.

Produção de Arthur Bugre