Institucional

Em conferência nesta terça, Boaventura de Sousa Santos aborda a descolonização da universidade

O intelectual português Boaventura de Sousa Santos é o convidado desta terça-feira, dia 25, do ciclo de conferências que comemoras os 90 anos da UFMG. As epistemologias do Sul e a descolonização da universidade são o tema de sua exposição, que começa às 14h, no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1).

"Epistemologias do Sul são um conjunto de procedimentos que visam reconhecer e validar o conhecimento produzido ou reproduzido por aqueles que têm sofrido sistematicamente as injustiças provocadas pelo capitalismo, colonialismo e patriarcado”, explicou ele, em aula magna ministrada no Centro de Estudos Sociais (CES), do qual é diretor na Universidade de Coimbra.

Boaventura, que também é coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa (OPJ), deve fazer uma abordagem conjunta e relacionada desses três mecanismos de opressão. Para ele, “uma luta anticolonial que não é anticapitalista [e antipatriarcal] faz pouco sentido", assim como "uma luta antipatriarcal que não é anticapitalista e anticolonial também não faz muito sentido".

Em suas pesquisas, Boaventura aborda temas como globalização, interculturalidade, democracia participativa, movimentos sociais e direitos humanos, com recortes nos campos da sociologia do direito, da filosofia do direito e da sociologia política, entre outros.

Boaventura: conferência relacionará capitalismo, colonialismo e patriarcado
Boaventura: conferência relacionará capitalismo, colonialismo e patriarcado Arquivo pessoal