Em recepção aos calouros, reitora destaca importância da formação cidadã

Professora da Fafich falou sobre o papel do conhecimento na primeira aula magna do dia

sa
Sandra Goulart: instituição democráticaFoto: Foca Lisboa / UFMG

Além da formação profissional, é importante que os estudantes adquiram, na universidade, valores que contribuam para sua formação cidadã. Foi o que defendeu a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, durante cerimônia de recepção aos calouros que ingressam na UFMG no segundo semestre de 2018, realizada na manhã de hoje no Centro de Atividades Didáticas (CAD 1). “Para nós, é muito importante que vocês cultivem o respeito à diversidade. A UFMG é o lugar da multiplicidade, onde diferentes vozes podem se manifestar democraticamente”, salientou.

Em seu pronunciamento, a reitora também enfatizou a importância da união dos membros da comunidade acadêmica com vistas à defesa da universidade pública e gratuita, que considerou como “valioso patrimônio do país”. “Nesse momento em que muitas incertezas pairam sobre o cenário da educação no país, é fundamental que a gente se comprometa a proteger nossos interesses”, recomendou.

As diversas oportunidades de engajamento dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão foi outro ponto destacado pela reitora. “A universidade é como uma grande ‘colcha de retalhos’. Cabe a cada um confeccionar sua ‘colcha’ da maneira mais rica possível”, metaforizou, lembrando ainda do lema que caracterizou a fundação da UFMG, em 1927:  incipit vita nova (inicia uma vida nova). “Essa ‘nova vida’, que agora começa, será decisiva na trajetória de cada um. Vocês têm relevante papel ativo na formação que vão construir”, orientou.

an
Andrea Guerra: orientação política e éticaFoto: Foca Lisboa / UFMG

Resposta
Em seguida, a professora Andrea Campos Guerra, do Departamento de Psicologia, ministrou aula magna com o tema Juventudes na Universidade: para viver a UFMG. A professora falou sobre as várias revoluções industriais pelas quais passou nossa sociedade ao longo do tempo. Depois do advento da eletrônica, da computação e das telecomunicações, em meados do século passado, prevalece hoje, segundo ela, a revolução marcada pela expansão da internet móvel e da inteligência artificial.

“Essa nova era exige de nós uma resposta que ainda não estamos prontos para dar. Estamos constantemente às voltas com a pergunta: como temos usado as novas tecnologias a serviço da transformação profícua da sociedade?”, suscitou Andrea.

Para a psicóloga, a maneira como pensamos a educação superior interfere diretamente na configuração do mundo que vamos construir. “Por isso, é fundamental a orientação política e ética. A gente aprende no curso superior sobre a responsabilidade de estar no mundo. Independentemente da área de atuação, a questão que deve nos mover é: a que serve o conhecimento?”, refletiu.

A programação da recepção aos calouros segue à noite. Às 19h, também no CAD 1, a aula magna ministrada pelo pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, Rodrigo Ednilson de Jesus, vai abordar aspectos da potencialidade da Universidade como espaço de conhecimento e de vida.

Durante a semana, a Praça de Serviços do campus Pampulha será palco de apresentações culturais, promovidas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). Também na Praça, a Tenda Viver UFMG, da Prae, vai realizar atividades de acolhimento durante o mês de agosto, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h.

A Tenda consiste em espaço aberto, com cadeiras de praia e a presença de bolsistas da Pró-reitoria, que vão receber os calouros para tirar dúvidas, dar orientações e realizar atividades coletivas como karaokê e rodas de conversa.

Ao longo do semestre, será realizada a série de seminários Viver UFMG, que  vai oferecer aos novos alunos informações sobre ações da Universidade. Os seminários serão abertos na próxima segunda-feira, 13, às 19h, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), com palestra sobre Ações Afirmativas na UFMG.

e
Calouros foram orientados a participar de atividades de pesquisa e extensão oferecidas pela UniversidadeFoto: Foca Lisboa / UFMG

Matheus Espíndola