Extensão

Emas Jr. e Associação Campo das Vertentes formalizam colaboração em projetos de extensão

Acordo firmado nesta segunda-feira contempla áreas de engenharia, arte e cultura

Representantes da Emas Jr ao lado da reitora Sandra Goulart e da cantora Titane, da ACV.
Representantes da Emas Jr. ao lado da reitora Sandra Goulart e da cantora Titane, da ACVFoto: Rafael Bracarense | UFMG

Representantes da UFMG, da Associação Campo das Vertentes (ACV) e da Emas Jr. Consultoria, empresa júnior da Escola de Engenharia, se reuniram no prédio da Reitoria nesta segunda-feira, 17 de junho, para a formalização de uma parceria de formação e de extensão em diversas áreas.

Na ocasião, a Emas Jr., executora do projeto firmado com a ACV por meio da Pró-reitoria de Administração, entregou um planejamento de consultoria de engenharia ambiental e civil para a realização da obra de reforma da sede da ACV, no bairro Cachoeirinha, região nordeste de Belo Horizonte. Em contrapartida, a associação, dedicada à formação artística conjugada com a montagem de espetáculos, tem cooperado com a Pró-reitoria de Cultura da UFMG em ações e festivais culturais.

O vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, coordenador da cooperação pela Escola de Engenharia, acredita que a assinatura do termo fortalece a formação e a extensão, que ele considera marcas dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Universidade. "É uma ação bilateral muito importante. Por um lado, colaboramos com uma associação que tem um trabalho social muito relevante e que tem contribuído de modo fundamental com as ações culturais da universidade. Por outro lado, a parceria fortalece o movimento de empresas juniores e envolve os estudantes em projetos de extensão por meio de um aprendizado prático. Para nós, é uma enorme satisfação integrar essa cooperação", disse.

Projeto para a sede
A reitora Sandra Regina Goulart Almeida agradeceu à artista Titane, uma das fundadoras da associação, pela participação da ACV nos festivais de inverno e de verão e em várias outras ações culturais da Universidade. A reitora também  exaltou o empenho da empresa júnior na concretização da parceria. "A Emas Jr. trabalhou durante meses para executar os projetos arquitetônicos de apoio ao trabalho brilhante da ACV para a sociedade e para nossa UFMG", destacou.

"Agora, com a colaboração da UFMG, vamos ter essa sede, que pertence ao patrimônio da União. Ela será reformada para abrigar todos nós, com acessibilidade", disse Titane. "É muito importante que produções, coletivos e movimentos sociais que se dedicam às artes e à cultura tenham seus espaços de produção, discussão e reflexão, um lugar para que as pessoas possam se acomodar, produzir e pensar juntas", concluiu a artista.

A gerente responsável pela consultoria na Emas Jr., Catarina Emmerich, comemorou a parceria. "Estamos muito felizes em contribuir com o projeto. Foi uma experiência única para todo mundo que participou. Nós temos o objetivo de impactar a sociedade, e é muito bom alcançar isso por meio de um projeto feito com muito carinho e muita competência", declarou a estudante.

Associação Campos das Vertentes (ACV)
A ACV é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, criada em 2008 por Titane, João das Neves, Irene Ziviani e Sérgio Pererê. O objetivo é desenvolver processos de formação aliados à montagem de espetáculos e investigações artísticas com base nas interseções entre música, teatro e dança. A associação já foi abrigada pelo Espaço Cultural e pelo Conservatório UFMG.