Internacional

Embaixador do Peru quer aproveitar afinidades com Minas para firmar parcerias com a UFMG

Rômulo Acurio foi recebido por dirigentes da Universidade na manhã desta terça-feira; cultura barroca, arqueologia, mineração e meio ambiente são áreas de interesse

O cônsul e o embaixador peruanos, à esquerda da reitora, ao centro, foram recebidos no gabinete da Reitoria
O cônsul David Guzmán, o embaixador Rômulo Acurio, a reitora Sandra Goulart, o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e a diretora adjunta de Relações Internacionais, Bárbara OrfanóFoto: Foca Lisboa | UFMG

Em sua primeira visita à UFMG, realizada na manhã desta terça-feira, 13, o embaixador do Peru no Brasil, Rômulo Acurio, expressou sua intenção de fortalecer os vínculos e parcerias com instituições públicas e privadas do estado, “devido às muitas coincidências entre as realidades econômicas e culturais de Minas e do Peru”. A música e a arte barroca, a mineração, a culinária e o turismo são algumas das áreas em que a UFMG poderá firmar ou ampliar parcerias com instituições peruanas.

Acompanhado do cônsul honorário em Belo Horizonte, David Antonio Guzmán Chumo, o diplomata foi recebido pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e pela diretora adjunta de Relações Internacionais (DRI), Bárbara Malveria Orfanó.

O embaixador peruano manifestou o desejo de “mostrar, seja por conferências, seja por exposições, a explosão de descobertas arqueológicas registradas nos últimos 20 anos no Peru".

Expansão de laços
Segundo Sandra Goulart, “a visita do embaixador traz grandes expectativas para fortalecimento e expansão dos laços com o Peru, especialmente em relação às áreas que tanto nos interessam, como a arqueologia e a arte barroca, e também àquelas com as quais nos preocupamos muito, como a mineração e o meio ambiente”.

A diretora adjunta de Relações Internacionais (DRI), Bárbara Malveria Orfanó, lembrou que a UFMG mantém parceria com dez instituições de educação superior peruanas, por meio de acordos de cooperação e convênios de intercâmbio. O Centro de Estudos Latino-Americanos e a Formação Transversal em Relações Internacionais também serão beneficiados com o fortalecimento da parceria.

Para o cônsul David Guzmán, que se graduou em Psicologia e tem mestrado em Administração pela UFMG, o trabalho conjunto fortalecerá ainda mais a integração com a comunidade acadêmica, como ocorreu em 2018, quando ele inaugurou a série Encontro com o cônsul, promovida pela DRI com a finalidade de aproximar os estudantes internacionais da comunidade peruana radicada na capital mineira.

Teresa Sanches