‘Encho a boca para falar que estudo na UFMG’

Em vídeo, adultos relatam oportunidades de alfabetização abertas pelo Proef-1

Sebastião Reis e Maria Roseli Rios são companheiros na vida e também nos estudos. Ambos estão matriculados no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos (Proef-1), que, nos últimos 13 anos, alfabetizou quase duas mil pessoas. “A companhia dele é estimulante. Aumenta a vontade de aprender”, afirma Roseli. Sebastião é assíduo nas aulas do curso e deixa até de assistir aos jogos de Corinthians e América, seus clubes do coração, para frequentar as aulas no período noturno. “Azar o deles”, brinca ele, em depoimento à TV UFMG.

Ofertado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação, o Proef-1 atende demanda de adultos (com idade acima de 30 anos) e idosos que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola e querem começar ou recomeçar os estudos. O material utilizado em sala de aula é distribuído gratuitamente. "Aprender a ler e escrever é um direito e um compromisso assumido historicamente pela UFMG ", afirma a professora da Faculdade de Educação, Francisca Isabel Pereira Maciel.

Frequentar a UFMG é motivo de orgulho para o casal Sebastião e Roseli. “Encho a boca para falar que estudo na UFMG”, revela Roseli. Outro aluno, Antonio Amaral, conta que as aulas do Proef-1 deram novo sentido à sua vida. "Eu vivia no mundo do escuro. Meu sonho é devorar um livro inteiro. Ainda chego lá”.

Matrículas abertas
Criado na década de 1980, o Proef-1 corresponde aos cinco primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano). A formação é dividida em turmas de alfabetização, para quem não sabe ler e escrever, e de consolidação, para reforçar as habilidades de leitura e escrita. As aulas ocorrem nos turnos da tarde (15h30 às 18h) e da noite (19h às 21h30).

As inscrições são realizadas na Secretaria do Proef-1 (Ceale/Cecimig, sala 530, segundo andar da FaE). O horário de atendimento é das 14h30 às 17h30, às segundas e quartas-feiras, e das 17h30 às 21h30, às terças e quintas-feiras. Para efetuar a matrícula, o interessado deve levar original e cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3x4. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-6232 e pelo e-mail secretariaproef1@gmail.com.

Equipe de produção do vídeo: Soraya Fideles (produção e reportagem); Ravik Gomes (imagens); Kennedy Sena (edição de imagens); Pablo Nogueira (edição de conteúdo)