Pesquisa e Inovação

Encontro com cientistas de Yale encaminha criação de centro de estudos do fígado

Guadalupe García-Tsao, do Liver Center, falou para mais de 200 pessoas no CAD 2
Guadalupe García-Tsao, do Liver Center, falou para mais de 200 pessoas no CAD 2 Divulgação

Reunião realizada na última quinta-feira, 24, no campus Pampulha, confirmou o interesse de múltiplos atores na criação de um centro de estudos do fígado, coordenado pela UFMG. A inspiração é o Liver Center, da Universidade de Yale, antigo parceiro de pesquisadores como Fátima Leite, professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

O encontro teve a presença do diretor geral do Liver Center, professor Michael Nathanson, e de Guadalupe García-Tsao, também integrante da diretoria do instituto. O evento contou com 235 participantes, entre alunos de graduação e pós-graduação, pós-doutorandos, médicos, residentes, professores, pesquisadores e diretores de hospitais. Algumas das instituições representadas foram Fapemig, UFRJ, UFSJ, Unimontes, Fiocruz, Hospital das Clínicas da UFMG, Hospital Felício Rocho, Hospital Risoleta Neves e Laboratório Nacional de Biossegurança (LNBio).

“A estruturação de um centro de estudos vai otimizar a pesquisa básica sobre o fígado e aperfeiçoar o atendimento a pacientes hepáticos”, afirma Fátima Leite, que coordena o laboratório de sinalização de cálcio do ICB. Segundo ela, a iniciativa, que não inclui uma sede física, visa formalizar e expandir a rede de cooperação: profissionais e instituições passarão a compartilhar recursos humanos e materiais no Brasil e se beneficiar de treinamentos e intercâmbio com pesquisadores e médicos americanos.

De acordo com Michael Nathanson, o objetivo do Liver Center é intensificar a colaboração com os pesquisadores mineiros, após identificação de interesses comuns. “O que temos feito é estimular a comunicação entre a pesquisa básica e a clínica”, diz o diretor do centro, que conta com participação de mais de 75 pesquisadores, vinculados a mais de 20 departamentos de Yale. Nathanson lembra que recebeu, nos últimos anos, mais de uma dezena de pesquisadores brasileiros. “Outras pessoas tão brilhantes quanto aquelas agora poderão produzir mais e melhor na volta ao Brasil”, ele prevê.

Três núcleos
Os professores Fátima Leite, André Oliveira, também do ICB, e Cristiano Xavier, da Faculdade de Medicina, estão à frente do projeto, da parte da UFMG. Eles representam cada uma das vertentes do centro de estudos que está sendo planejado. O Liver Center mineiro terá um núcleo dedicado à fisiologia celular e molecular, onde serão realizados os estudos in vitro; outro concentrado nas investigações por imagens, utilizando técnicas diversas; outro ainda com abordagem clínica e translacional, destinado à inserção dos pacientes nos projetos de pesquisa de forma sistematizada. As fontes de financiamento serão as agências de fomento brasileiras e agências e instituições estrangeiras interessadas em resultados das pesquisas.

André Oliveira destaca que o Brasil tem profissionais capacitados e que o Liver Center vai contribuir para o aprimoramento de processos, estreitando, no caso da UFMG, os laços entre o ICB e a Faculdade de Medicina. “Estudamos os fenômenos que têm relevância para a clínica. E estaremos mais bem informados sobre as demandas relacionadas a tratamentos e cirurgias”, ele diz, destacando o pioneirismo do projeto, no Brasil, no que se refere a doenças hepáticas.

“O novo centro de estudos vai ajudar a encurtar a formação de médicos especialistas e melhorar o atendimento clínico e cirúrgico”, justifica Cristiano Xavier, lembrando que o fígado é o segundo órgão de maior prevalência na área de transplantes, depois dos rins.
Além da UFMG e do Hospital das Clínicas, o encontro com os profissionais do Liver Center de Yale foi viabilizado pelo próprio instituto americano, Universidade de Yale, Santa Casa de Belo Horizonte, Hospital Felício Rocho e Laboratório Nacional de Biociências.

Estrutura, função e doença
O Liver Center de Yale se dedica à pesquisa sobre estrutura, função e doença do fígado. Reúne pesquisadores de áreas como engenharia biomédica e química, genética, imunobiologia, pediatria, farmacologia, saúde pública e radiologia. Alguns dos principais temas de estudo são biologia molecular e celular do fígado, mecanismos de transporte hepático, biologia básica dos processos patológicos e câncer de fígado. O centro também apoia seminários de pesquisa e palestras clínicas semanais.
Existem outras três unidades do Liver Center nos Estados Unidos: no Albert Einstein College of Medicine, na University of California em São Francisco e na University of Southern California.