Pesquisa e Inovação

Pesquisadores em história vão debater conexões com outras áreas em encontro na UFMG

Inscrições para comunicações e participação em minicursos terminam na segunda-feira, dia 29

Volumes da coleção sobre a história da África, tema de um dos minicursos programados
Volumes da coleção sobre história da África, tema de um dos minicursos programados Ascom Prefeitura de Votuporanga / Creative Commons

A sétima edição do Encontro de Pesquisa em História da UFMG (Ephis), que será realizada de 7 a 11 de maio, com o tema Diálogos necessários, recebe inscrições de pesquisadores interessados em apresentar comunicações com resultados de seus estudos. O encontro promoverá a reflexão sobre as conexões entre as diferentes percepções e análises que permeiam a história e outras disciplinas e a solidificação do estudo das humanidades e da promoção do saber.

Durante os cinco dias de evento, haverá 26 minicursos, com temas como o samba no Estado Novo, violações de direitos dos povos indígenas durante a ditadura militar e diálogos entre teatro e história, e 28 simpósios temáticos, abordando, entre outros assuntos, poder e fé na Antiguidade Tardia e na Idade Média, história da África e seu ensino no Brasil e história do esporte e das práticas corporais. Completam a programação mesas temáticas e simpósio de temática livre que ainda serão anunciados.

Os prazos de inscrições variam de acordo com a modalidade de participação. Interessados em fazer minicursos ou apresentar comunicações livres ou em simpósios temáticos terão até segunda-feira, dia 29, para se inscreverem. Os prazos e regras estão estabelecidos em editais disponíveis na página do simpósio

Os minicursos terão até 25 vagas que serão preenchidas por ordem de recebimento das inscrições. São necessários ao menos cinco inscritos para a realização de um minicurso. Caso não se atinja o número mínimo ou a lotação já tenha sido preenchida, o inscrito será direcionado para sua segunda opção, que deverá ser informada no momento da inscrição.

Mais informações estão disponíveis no site do evento, na página no Facebook e também podem ser solicitadas pelo e-mail contato@ephisufmg.com.br.