Ensino

Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas recebe inscrições para doutorado

O programa oferece 22 vagas, em quatro linhas de pesquisa

Laboratório de Soldagem e Robótica da Escola de Engenharia, no campus Pampulha
Laboratório de Robótica, Simulação e Soldagem da Escola de Engenharia, no campus Pampulha Foto: Acervo Escola de Engenharia da UFMG

Estão abertas, até 9 de abril, inscrições on-line para a seleção de candidatos ao doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas (PPGEM). Serão preenchidas 22 vagas, cinco das quais reservadas para pessoas autodeclaradas negras. Os interessados devem preencher formulário eletrônico e anexar os documentos descritos no edital.  

O valor da taxa de inscrição é de R$ 200,90 e deve ser quitado por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). A isenção da taxa pode ser solicitada à Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), pelo menos 15 dias antes do encerramento do período das inscrições. Os critérios para solicitar isenção estão listados na página da Fump

Todo o processo seletivo também será realizado no formato virtual, com prova de conhecimentos específicos, conforme a área de concentração escolhida pelo candidato (Ciência e Engenharia de Materiais, Metalurgia Extrativa e Meio Ambiente, Metalurgia Física e de Transformação e Tecnologia Mineral). A prova será aplicada no dia 15 de maio de 2023, das 14h às 17h (horário de Brasília), pela plataforma TestWe, que possibilita reconhecimento facial e captura de áudio.

Indígenas e pessoas com deficiência
No edital suplementar do programa, os candidatos indígenas e pessoas com deficiência podem obter as orientações sobre as vagas reservadas. O prazo de inscrição é o mesmo, até 9 de abril.

As informações sobre todo o processo seletivo estão disponíveis na página  do PPGEM e podem também ser solicitadas pelo e-mail ppgem@demet.ufmg.br.