Coberturas especiais

Entenda a autonomia universitária em cinco tópicos

Professor da Faculdade de Direito explica as diferentes dimensões do conceito

“O conhecimento só se produz de forma livre de pressões externas", avalia Thomas Bustamante, professor da Faculdade de Direito da UFMG, em entrevista concedida à TV UFMG.

No ano passado, Bustamante publicou o artigo Autonomia universitária, democracia e federalismo na Revista Culturas Jurídicas, periódico editado pelo Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF). O artigo foi escrito em coautoria com Emilio Meyer e Onofre Alves Batista Júnior, ambos docentes do Departamento de Direito Público da UFMG, e traça uma argumentação pelo resgate do princípio de autonomia universitária como elemento constitutivo da democracia brasileira.

Mas, na prática, o que o princípio defende? É isso que o professor explica no vídeo a seguir, produzido pela TV UFMG, numa conversa estruturada em cinco tópicos:

1. Autonomia segundo a constituição
2. Liberdade de cátedra
3. Liberdade financeira
4. Liberdade administrativa
5. Autonomia universitária na prática

Desde o dia 22 de janeiro, o Portal UFMG vem publicando conteúdos especiais sobre a autonomia universitária, material que resultará na primeira edição do ano da Revista Diversa. O especial reúne reportagens em texto, vídeos e áudios sobre vários aspectos que permeiam o tema: conceito, origens, evolução e ameaças no Brasil e no mundo.

Equipe: Leonardo Milagres (produção), Larissa Costa (reportagem), Antônio Soares (imagens) Ravik Gomes (locução), Marcos Bispo (videografismo), Marcia Botelho (edição de imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo)