Institucional

Equipe de atletismo britânica recebe boas-vindas de crianças da rede pública de ensino

Treinos de atletismo movimentaram o CTE nesta sexta
Treinos de atletismo movimentaram o CTE nesta sexta Marina Gontijo/UFMG
f
Paul Ford
Marina Gontijo/UFMG

Os atletas que representarão a Grã-Bretanha nas provas de atletismo das Olimpíadas do Rio de Janeiro receberam, na manhã desta sexta-feira, dia 5, a visita de crianças da rede estadual de ensino no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG. A visita faz parte do concurso que propôs a alunos de escolas públicas municipais e estaduais a elaboração de cartões de boas-vindas aos atletas britânicos. A ação, chamada Welcome Great Britain Minas 2016, foi promovida pela Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Educação (SEE) e o Núcleo de Articulação Minas 2016.

Segundo o cônsul do Reino Unido em Minas, Thomas Nemes, a ação favorece o engajamento de crianças mineiras nas Olimpíadas. “Trata-se de mais uma ação do Consulado Britânico em parceria com o governo do Estado com participação da UFMG. Queremos inspirar as crianças a praticar o esporte e mostrar que não é só o Rio de Janeiro que está vivendo o momento olímpico. Nossa equipe de atletismo está engajada com Minas Gerais”, disse.

h
Igor Felipe
Marina Gontijo/UFMG

Para Paul Ford, chefe da delegação britânica, o apoio das crianças é fundamental para os atletas. "Essa é a essência do esporte. As Olimpíadas inspiram as pessoas, e as crianças acabam inspirando nossos atletas", concordou.

Igor Felipe, aluno de 11 anos da Escola Estadual Cabana do Pai Tomás, elaborou um dos cartões entregues à delegação. “Estou muito feliz. Sou fã do Usain Bolt e sempre quis conhecer corredores profissionais. Corro lá na rua de casa e sonho um dia participar das Olimpíadas.”

Sobre o desempenho da equipe, Paul Ford está otimista. “Treinamos bem, e o final da preparação no CTE também está sendo positivo. A pista é incrível e superou nossas expectativas. Belo Horizonte se tornou nossa casa no Brasil, e imagino que essa será nossa campanha mais vitoriosa. Estamos confiantes em conquistar 47 medalhas, muitas delas no atletismo”, projetou.

Uma das atletas que treinou nesta manhã no CTE é Christine Ohuruogu, especialista da prova de 400 metros rasos. Ouro nas Olimpíadas de Pequim em 2008 e prata nos Jogos de Londres em 2012, ela é uma das esperanças de medalha do atletismo britânico.