Extensão

Equipe de Barbacena testa farinha da casca de banana para remover metais pesados da água

Alunos do instituto federal de Barbacena apresentam trabalho no estande montado na Praça de Serviços Vitor Gomes / Proex

O uso de materiais orgânicos pode contribuir decididamente para a limpeza da água contaminada por metais pesados. Essa é a proposta do projeto Eliminação de metais pesados na água por biossorção, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (campus Barbacena), um dos 50 trabalhos apresentados na 17ª UFMG Jovem.

“Nosso grupo buscou metodologias já existentes, e a melhor delas foi o uso da farinha da casca de banana que contém uma substância chamada pectina que é responsável por remover essas substâncias da água. Fomos para o laboratório, testamos as metodologias, e o resultado foi bem satisfatório. Conseguimos comprovar que o metal, no caso o manganês, acaba retido na casca de banana, e água volta a ficar cristalina”, diz Luíza Farias, aluna envolvida no projeto.

Produção leiteira
Outro projeto em exposição é o Uso das leguminosas na minimização do problema de queda na produção de leite nos meses de seca, da Escola Estadual Américo Lopes de Eugenópolis, na Zona da Mata Mineira. A ideia é buscar alternativas nas leguminosas para aumentar a produção leiteira de pequenos produtores rurais. O orientador do projeto, Fernando Furtado, destaca a amplitude dos saberes que os alunos adquirem durante a pesquisa, alcançando conceitos relacionados à anatomia de animais e conhecimento nutricional.

“A importância da feira é, em primeiro lugar, trazer os alunos de uma cidade pequena para conhecer a Universidade. Também é importante correlacionar o ensino da vida na comunidade com o conteúdo aprendido na sala de aula. Para eles, é algo muito grande e esperamos que haja um reflexo na formação”, afirma o professor Furtado.

Segurança residencial
Na edição deste ano, o Colégio Técnico da UFMG apresentou o projeto Desenvolvimento de uma trava eletromecânica para segurança residencial acionada por dispositivo remoto. Rúbia Gonçalves, integrante do grupo, destacou a importância da feira em sua formação. “Uma das coisas que aprendemos foi trabalhar em equipe, buscar ajuda de outras pessoas, uma só pessoa não conseguiria fazer todo o trabalho", afirmou.

Os trabalhos serão expostos até este sábado, 17 de setembro, na Praça de Serviços, campus Pampulha. Eles foram desenvolvidos por jovens que tiveram na escola o primeiro contato com métodos científicos. Há projetos oriundos de 12 municípios mineiros: Barbacena, Betim, Contagem, Eugenópolis, Fortuna de Minas, Ipatinga, Ituiutaba, Lagoa Santa, Porteirinha, Prudente de Morais, Sabará e Santa Luzia.

Assessoria de Comunicação da Proex