Escola de Enfermagem promove ação de saúde no bairro Coqueiros

Tenda será montada no Centro de Vivência Agroecológica na manhã deste sábado

Professores e estudantes dos cursos de Enfermagem e Nutrição da UFMG promoverão ações de educação em saúde gratuitas neste sábado, 11, no Centro de Vivência Agroecológica (Cevae) do bairro Coqueiros, na região Noroeste de Belo Horizonte. Das 8h até 12h, haverá aferição de pressão e de glicemia, verificação da condição vacinal das pessoas, orientações nutricionais gerais e escuta ativa das vivências locais.

“A tenda de saúde propõe uma interlocução entre a comunidade local desse espaço e a UFMG, colocando a troca de vivências como forma de garantir melhor qualidade de vida. Com isso, espera-se que a interação estabelecida entre a comunidade da UFMG e a população do bairro Coqueiros dissemine boas práticas de saúde, principalmente no que se refere às doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, entre outras”, enfatiza o professor José Renato Gatto Júnior, do Departamento de Enfermagem Aplicada, coordenador da ação de extensão.

A proposta é proporcionar à equipe de voluntários uma prática interdisciplinar, no âmbito da cidade e, junto com movimentos sociais e as iniciativas locais, fortalecer os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e as políticas locais de saúde coletiva e orientar a comunidade sobre saúde, com enfoque em doenças crônicas não transmissíveis.

A ação é realizada em parceria com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte e integra a Semana do Meio Ambiente.

Ação envolverá professores e estudantes de enfermagem e nutrição da UFMG
Ação envolverá professores e estudantes de enfermagem e nutrição da UFMG Lucas Braga

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem