Ensino

Escola de verão do DCC terá cursos sobre carros autônomos e moeda virtual

Futebol e política também serão abordados sob a ótica da ciência da computação

Em destaque nos últimos meses, a criptomoeda Bitcoin será assunto de um dos cursos
Segurança e circulação da criptomoeda Bitcoin serão tratadas em uma das atividadesCreative Commons

Estão abertas, até 1º de fevereiro, as inscrições para a 7ª edição da Escola de Verão em Computação da UFMG. O projeto vai ofertar, de 19 a 23 de fevereiro, no Instituto de Ciências Exatas, 21 cursos a alunos de graduação, de mestrado e de doutorado,com objetivo de disseminar conhecimento, inovação e resultados de pesquisas acadêmicas de ponta no âmbito da Ciência da Computação. 

No curso Apertem os cintos... o motorista sumiu!, o professor do Departamento de Ciência da Computação Douglas Macharet falará sobre robótica móvel, com foco em carros autônomos. Além de fazer uma retrospectiva histórica do tema, ele discorrerá sobre a parte sensorial e algorítmica dos projetos e as implicações éticas. Outro destaque é o curso Blockchains e criptomoedas, em que Ítalo Cunha abordará as moedas virtuais e a tecnologia de descentralização que viabiliza sua circulação e segurança. 

No curso Computação e empreendedorismo social, o professor Adriano Machado Pereira apresentará relatos práticos que evidenciam a computação como uma área prolífica para trabalhar novas ideias, produzir inovação e unir as tecnologias para desenvolver produtos que proporcionem o bem estar social. Temas de forte apelo popular, como futebol e política também serão analisados pela ótica computacional. Em Futebol e política não se discute, se analisa!, o professor Pedro Olmo descreverá métodos que se valem de dados públicos para descobrir informações em sistemas políticos e no futebol.

As inscrições custam R$ 70 e devem ser feitas no site da Fundep.  A organização é do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. Mais informações podem ser obtidas na página do projeto ou pelo telefone (31) 3409-5860.