Notícias Externas

Escolas da rede privada de ensino passam a ser avaliadas pelo Saeb

No entanto, nem todas as escolas privadas de BH aderiram até o momento ao sistema de avaliação

X
Indicador será divulgado a cada dois anos
Cecília Bastos | USP Imagens

A partir deste ano, as escolas da rede privada poderão ser avaliadas pelo Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica. As provas começaram a ser aplicadas nesta semana e vão até novembro. Com o encerramento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio por escola, a proposta é que se tenha uma avaliação mais ajustada para examinar as séries de conclusão da etapa básica de ensino.

Para participar do Saeb, as instituições particulares tiveram que pagar entre R$ 400 e R$ 4 mil, dependendo do número de alunos. Os colégios interessados em fazer o Saeb terão um ‘Boletim da Escola’ que, na opinião do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será mais adequado para avaliar os sistemas de ensino e as escolas.

A partir desse indicador, divulgado a cada dois anos, as escolas podem reformular suas políticas educacionais visando à melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino, segundo o Inep.

No entanto, das 10 escolas particulares da capital mineira mais bem classificadas no Enem 2015, 5 optaram por não aderir ao Saeb 2017. O levantamento realizado pela UFMG Educativa aponta também que somente duas das instituições consultadas decidiram participar da avaliação deste ano. Além dessas, uma foi sorteada para compor a amostra, ou seja, vai fazer a prova a convite do Ministério da Educação e outras duas não responderam até o fechamento da matéria.

ouca-a-reportagem-de-pedro-pereira-25-10-2017.mp3

Reportagem veiculada no Jornal UFMG desta quarta-feira, 25 de outubro de 2017.

Leia mais:

Saeb substitui Enem como sistema de avaliação do ensino médio