Arte e Cultura

Espetáculo no Conservatório tem música gerada por gestos

Grupo Soundpainting BH: ênfase em textura e dinâmica, em vez de notas e ritmos
Grupo Soundpainting BH: ênfase em textura e dinâmica, em vez de notas e ritmos Arquivo do grupo

Tem música improvisada na noite desta quinta, 9, a partir das 20h, no Conservatório UFMG. O projeto Palco Livre recebe o grupo Soundpainting BH, que compõe em tempo real, com base na linguagem gestual Soundpainting, desenvolvida pelo músico norte-americano Walter Thompson desde os anos 70. A entrada é gratuita.

A linguagem conta hoje com 1.300 gestos, mas um conjunto básico de 50 a 100 movimentos já possibilita explorar diversas combinações sonoras. Com sintaxe clara, simples e direta, o Soundpainting favorece a criação que prioriza aspectos como a textura e a dinâmica, em vez das alturas (notas) e ritmos, privilegiados pela música tradicional. Para isso, o soundpainter (compositor-regente do grupo) lança, por meio de sinais, propostas musicais que são respondidas pelos componentes sob a forma de improvisação.

O grupo é conduzido pelo saxofonista, flautista, compositor e arranjador João Paulo Prazeres, que desde 2010 se dedica ao estudo do Soundpainting. Em 2012, participou de curso intensivo e avançado com Walter Thompson, na Suécia. Como instrumentista, João Paulo atuou em grupos como Criado Mudo (jazz), Graveola e o Lixo Polifônico e Choro pro Zé (choro) e nas big bands da Escola de Música da UFMG e do Centro de Formação Artística do Palácio das Artes. Atua também ao lado de artistas mineiros, como Rafael Macedo e Luiza Brina. Tem ministrado oficinas de Soundpainting em Belo Horizonte, algumas ao lado do especialista francês Benjamin Nid.

A apresentação contará ainda com a colaboração do carioca Taiyo Omura, que é o músico improvisador da Cia. Teatro do Nada. Formado em Cinema na Universidade Federal Fluminense, Omura desenvolve pesquisa de mestrado na UNIRIO, justamente sobre o Soundpainting.

Além de João Paulo Prazeres, o grupo é formado por Aline Nogueira, Alexandre Fonseca, Chaya Vazques, Jennifer Candeias, Mariana Vasconcelos, Manuel Andrade, PG Rocha, Rosa Antuña, Thiago Rosado e Thiago Miotto.

O Conservatório UFMG fica na Av. Afonso Pena, 1.534, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8300.

(Com Assessoria de Comunicação do Conservatório UFMG)