Estrangeiros podem portar crachá de identificação da UFMG

Documento dá acesso a bibliotecas e restaurantes e facilita a integração dos visitantes à comunidade

aA belga Elodie Meunier recebeu o primeiro crachá
A belga Elodie Meunier, da Fale, com seu crachá de identificaçãoArquivo pessoal

A partir deste primeiro semestre de 2018, todos os estrangeiros na UFMG – estudantes, pesquisadores e professores – podem portar o crachá de identificação da Universidade, que segue o padrão das carteiras usadas por servidores e estudantes. O documento viabilizará o acesso às dependências da instituição, entre elas, as bibliotecas e os restaurantes universitários (bandejões). Para este semestre, está prevista a chegada de 150 estrangeiros.

“Além de facilitar a integração dos estrangeiros à comunidade, o crachá ajuda a UFMG a computar a presença deles e a estreitar o contato com esses visitantes”, salienta a professora Deise Dutra, diretora adjunta de Relações Internacionais. Ela acrescenta que a DRI conta com a colaboração da comunidade para encaminhar os estrangeiros à Diretoria, visando não apenas à confecção da carteira, mas também à orientação geral.

Os documentos necessários para a emissão do crachá de identificação são o visto Temporário IV (estudante) ou visto Temporário I (pesquisador) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), que pode ser solicitado on-line

A UFMG tem convênios vigentes com 420 instituições das Américas, Europa, África, Ásia e Oceania e recebe grande número de estrangeiros. Além de recepcionar os visitantes, a DRI mantém ações que colaboram com sua adaptação à Universidade, fornecendo informações diversas e promovendo a integração acadêmica e social.

A solicitação de confecção do crachá deve ser feita no Setor de Admissão Internacional, pelo telefone (31) 3409-3955 ou pelo endereço intercambios@dri.ufmg.br. Outras formas de apoio podem ser solicitadas ao Setor de Acolhimento, pelo telefone (31) 3409-4591 ou pelo e-mail acolhimento@dri.ufmg.br.

Leia sobre a Semana de Orientação ao Estudante Internacional.