Pesquisa e Inovação

Estudante indígena de Medicina encerra sua passagem pelo ICB com ritual de agradecimento

A estudante indígena Adana Kambeba, do curso de medicina, realizou nesta quinta-feira, 17, um rito de agradecimento a seus professores e tutores. A cerimônia, que ocorreu na sala da Congregação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), incluiu homenagens, comidas típicas da Amazônia e presentes feitos por mãos indígenas.

Adana agradeceu à diretoria do ICB e aos professores que a ajudaram em sua jornada acadêmica, além das várias pessoas que se sensibilizam pelos indígenas. Contando parte da origem do seu povo Omágua, que em tupi amazônico significa povo das águas, a estudante também apresentou canções típicas. “Os cantos referem-se à cultura do meu povo, valores do dia a dia, e à valorização da natureza”, disse Adana.

Instituto de Ciências Biológicas (ICB) foi palco de ritual
Instituto de Ciências Biológicas (ICB) foi palco de ritual Paulo Borges/UFMG

A cultura de seu povo foi apresentada também através da arte e da culinária típicas. Pratos como pirarucu à casaca, tambaqui, tapioca e açaí foram servidos durante o evento. Segundo a estudante, os pratos são consumidos regularmente pelos povos indígenas e também usados em comemorações e celebrações.

Natural de Manaus, Adana Kambeba, que integrou o elenco do filme Xingu na pele da índia Kaiulú, também é compositora e cantora do seu povo, além de liderar movimento em defesa da cultura indígena.