Ensino

Estudantes do curso de licenciatura no campo desenvolvem atividades no Vale do Mucuri

Ações beneficiarão comunidades quilombolas em Ouro Verde de Minas

Praça de Ouro Verde de Minas, município de seis mil habitantes (Censo de 2010) do Vale do Mucuri Prefeitura de Ouro Verde de Minas / Divulgação

Estudantes de Pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo (LECampo) embarcam, nesta semana, para a nona edição da Jornada Socioterritorial, que será realizada em Ouro Verde de Minas. O objetivo é articular ensino, pesquisa e extensão em ação com as escolas do município, que fica na região do Vale do Mucuri.

De 16 a 19 de maio, serão desenvolvidas ações em ambientes escolares e não escolares, envolvendo as cinco comunidades quilombolas do município. As mesas de discussão vão contar com a participação de representantes dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo das universidades federais de Viçosa (UFV) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), além de autoridades do município e da Secretaria de Estado de Educação.

O trabalho que será realizado na cidade foi planejado por 21 grupos interdisciplinares com base em diálogos e pesquisas com a comunidade. Ao longo desse processo, os estudantes formularam temas que serão estudados no período, como investigação de processos de construção da identidade quilombola, luta pela articulação política e social, uso das plantas medicinais, quintais produtivos e práticas religiosas de matriz africana.

A jornada também envolve professores da graduação e da educação básica, gestores das redes estadual e municipal, movimentos sindicais e moradores da comunidade local.